Diário da Manhã

segunda, 20 de maio de 2024

Notícias

AZONASUL : Municípios terão poços artesianos

AZONASUL : Municípios terão poços artesianos
24 julho
09:30 2015

Mesmo após a ocorrência de chuvas nos últimos dias, as 11 prefeituras da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) que decretaram situação de emergência em função da estiagem que assolou a região no início do ano continuam articulando ações para minimizar os prejuízos causados.

Ontem à tarde, prefeitos e secretários estiveram reunidos com o diretor do Departamento de Infraestrutura (Dinfra) da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR), Ubirajara Simon para encaminhar novas ações.

Segundo o presidente do Consórcio Público do Extremo Sul (Copes), Eduardo Morroni, prefeito de Santa Vitória do Palmar, foi mantido acordo para operacionalizar a perfuração de dois poços artesianos em cada um dos municípios atingidos. “Ao todo, serão 22 poços que passarão a trabalhar como apoio às famílias residentes em localidades que enfrentam o problema”, explicou o prefeito adiantando que as operações serão efetivadas através do Copes.

PREFEITOS estiveram reunidos ontem

PREFEITOS estiveram reunidos ontem

Já diretor da SDR anunciou o envio de duas máquinas retroescavadeiras hidráulicas para atender as demandas dos municípios atingidos. As operações devem ter início em 60 dias, sendo que a partir da próxima semana a SDR fará a prospecção geológica e as devidas licenças ambientais junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

PREJUÍZOS – A partir de levantamentos de dados da Azonasul, estima-se que as perdas dos municípios na produção agropecuária deste ano chegaram a mais de R$ 212,5 milhões.O impacto mais forte foi na produção de grãos, onde o prejuízo chegou R$ 187 milhões. A lista dos municípios que decretaram a situação de emergência é a seguinte: Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Cerrito, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Pedro Osório e Santa Vitória do Palmar.

RISCOS – Durante o encontro de ontem, os prefeitos reafirmaram que em função do aumento do volume pluviométrico, o risco de racionamento de água foi descartado na região. As chuvas deste mês de julho também possibilitaram a recuperação dos reservatórios de água e das pastagens em algumas localidades.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções