Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Bacia Pelotas e APL do Polo Naval são destaques em reunião

Bacia Pelotas e APL do Polo Naval são destaques em reunião
05 dezembro
07:20 2013

A Prefeitura Municipal de Pelotas e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) promoveram nesta terça-feira (03/12/2013), na Charqueada São João, reunião de trabalho em parceria com o Governo do Estado, Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). O encontro tratou do Arranjo Produtivo Local do Polo Naval do Rio Grande do Sul que envolve cinco municípios da região sul: Rio Grande, São José do Norte, Pelotas, Capão do Leão e Arroio do Padre.

A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) realizará a coordenação das ações para a construção do plano de desenvolvimento que será desdobrado em ações de curto, médio e longo prazos, e terá duração de quatro anos. Os eixos que deverão ser trabalhados são: modernização da gestão, desenvolvimento econômico e social, planejamento territorial e infraestrutura, formação de recursos humanos e tecnologia e inovação.

“Esta foi nossa primeira atividade de motivação do APL aos empresários locais, com certeza essas atividades de integração serão mais frequentes a partir de agora”, afirmou o vice-reitor da Universidade do Rio Grande (Furg) e secretário executivo do APL do Polo Naval de Rio Grande, Danilo Giroldo.

Como tema em destaque também foi abordado a Bacia Pelotas – Prospecção de Petróleo e Gás da Costa Gaúcha. A Bacia de Pelotas situa-se no extremo sul da margem continental brasileira, limitando-se a norte com a Bacia de Santos, pela plataforma de Florianópolis, e ao sul com as bacias da Margem Continental do Uruguai. A área da Bacia compreende cerca de 250 mil quilômetros quadrados (até a lâmina d’água de 3 mil metros), com 20 poços, sendo nove deles pioneiros. A perfuração exploratória aguarda a licença ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O prefeito Eduardo Leite disse que mesmo sem estar geograficamente localizada em território pelotense, a Bacia leva o nome do Município e pode influenciar positivamente na região. “Teremos atração de novos investimentos e prospecção local que movimentarão a nossa economia”, destacou.

Bacia Pelotas e APL do Polo Naval 03

Para o assessor geral da presidência da Petrobrás, Irani Varella, que palestrou sobre o assunto, não apenas a indústria, que abastece a área do petróleo, como a própria indústria petroleira, saem fortalecidas deste evento. “A iniciativa do prefeito Eduardo Leite, em fazer este trabalho de aproximação com as outras prefeituras da região, contribui para a construção do crescimento sustentável”, afirmou Irani.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções