Bairros irão receber Operação Tapete Preto
Novo programa da prefeitura contempla a recuperação de 23 ruas das Três Vendas, Bom Jesus, Navegantes e Fragata em um total de 10 km
Um novo programa de recuperação de vias vai começar no Município nas próximas semanas. Foi assinado na manhã de sexta-feira (13) o contrato com a construtora Continental, vencedora do processo licitatório, responsável pela execução de obras de pavimentação em trechos de 23 ruas de quatro macrorregiões de Pelotas: Três Vendas, Areal (Bom Jesus), São Gonçalo (Navegantes) e Fragata. A Operação, chamada de Tapete Preto TSD (Tratamento Superficial Duplo Invertido), irá recuperar cerca de 10 quilômetros de vias, garantindo melhor acesso aos bairros. O investimento será de R$ 2,3 milhões de recursos próprios da prefeitura.
Duas equipes da Continental vão trabalhar simultaneamente na Operação, que vai começar pela Bom Jesus, adiantou o prefeito Eduardo Leite durante a assinatura do contrato. O avanço das obras depende de boas condições climáticas. A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) atuará em conjunto, fazendo a drenagem das vias contempladas.
O secretário-executivo da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP), Jair Seidel, disse que “estas serão intervenções para eliminar o barro nos períodos de chuvas e a poeira nos períodos secos, facilitando o trânsito de veículos e o deslocamento de pedestres, conferindo maior segurança e conforto às pessoas”.
Participaram do ato de assinatura, a vice-prefeita Paula Mascarenhas; representantes da construtora Continental; o secretário da SSUI, Luiz van der Laan; e o assessor especial do Gabinete do Prefeito responsável pelo Programa Estruturante Cidade Bem Cuidada, Paulo Morales.
SOBRE O TSD
A Operação Tapete Preto TSD consiste em rebaixar, regularizar e compactar o subleito em até 25 centímetros de profundidade, antes da colocação de 15 cm da camada de argila, que é utilizada como reforço da base.
Após é aplicada uma nova camada utilizando pó de pedra para só então iniciar o Tratamento Superficial Duplo Invertido da rua, no qual é colocada emulsão asfáltica, através do jato do caminhão, que alinha e garante a adesão da camada de asfalto à via. O diferencial desta Operação é o reforço aplicado à base da via, que a torna mais resistente e aumenta sua durabilidade.
VIAS CONTEMPLADAS
Área 1 – Três Vendas
- Rua Dr. Francisco Ferreira Veloso – 1.228 metros de extensão.
Área 2 – Bom Jesus (Areal)
- Rua Monsenhor Silvano Souza – 589m
- Rua Giovane Guimarães (antiga rua 20) – 832m
- Rua Cidinei Alves Dias (rua 2) – 206m
- Rua Neri da Mari Sias (rua 3) – 95m
- Rua Coronel Juvêncio Lemos – 305m
- Rua José Faustini – 250m
- Rua Edith Etchenique da Silva (antiga rua 12) – 420m
- Rua Dr. Boaventura Leite – 1150m
- Rua Concórdia – 240m
Área 3 – Navegantes (São Gonçalo)
- Rua Passagem 2 (1° trecho) – 85m
- Rua 14 – 209m
- Rua Olavo Rolim Moraes (antiga rua 13) – 212m
- Av. Cidade de Rio Grande – 260m
- Rua Prof. Osvaldo de Pinho Louzada – 430m
- Rua Adrovando Lino Iturriet – 205m
- Rua Dr. Mário Meneghetti – 180m
- Passagem 2 (2° trecho) – 185m
- Rua Dr. Carlos do Amaral – 500m
- Rua Passagem 1 – 195m
Área 4- Fragata
- Rua Afonso Pena (1° trecho) – 384m
- Rua Otávio Peixoto – 1078m
- Rua Henrique Dias (1° trecho) 170m
- Rua Henrique Dias (2° trecho) – 195m
- Rua Afonso Pena (2° trecho) – 680m
- Rua Alberto Bento – 155m