Diário da Manhã

sábado, 28 de dezembro de 2024

Notícias

BALNEÁRIO DOS PRAZERES : Vereadores querem transformar orla em patrimônio dos cultos religiosos

BALNEÁRIO DOS PRAZERES : Vereadores querem transformar orla em patrimônio dos cultos religiosos
04 fevereiro
10:18 2015

BALNEÁRIO DOS PRAZERES

Orla poderá ser patrimônio dos cultos religiosos

A noite do último domingo foi marcada, pelas comemorações ao Dia de Iemanjá. Milhares de pessoas foram até a orla do Barro Duro para prestarem suas homenagens e agradecimentos para a rainha das águas dos umbandistas. O presidente da Federação Sul- Riograndense de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros, Joab Bohns, salientou que a devoção dos religiosos e o grande número de simpatizantes que participam do evento todos os anos, superam “todas as dificuldades enfrentadas para que a celebração seja realizada”. Ele agradeceu “o apoio do Legislativo em todos os momentos”, principalmente nos anos anteriores, quando a festa esteve ameaçada de não acontecer. Lembrou que embora este ano tenha ocorrido tudo dentro da normalidade, ainda existe um preconceito que deve ser quebrado. “Muitos falam que os umbandistas destroem e sujam a mata, isso não é verdade, pois precisamos dela para fazermos nossos rituais”, desabafou Joab.

O presidente da Câmara, vereador Ademar Ornel (DEM), destacou que o Poder Legislativo “é a Casa do Povo e está sempre em sintonia com as manifestações populares”, e salientou que os parlamentares devem “apoiar os eventos que mexem com a religiosidade das pessoas”. O vereador Ricardo Santos (PDT), falou sobre a “necessidade de tornar a orla do Balneário dos Prazeres, patrimônio histórico municipal dos cultos religiosos”, e pediu o apoio do Executivo para concretizar essa iniciativa. Beto Z3 (PT), também esteve no evento e lembrou das emendas que foram encaminhadas pela Casa para contemplar as festas de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes. Na oportunidade a direção da Federação entregou uma placa de reconhecimento ao vereador Marcos Ferreira, Marcola (PT), pelo trabalho executado em prol dos umbandistas e africanistas.

NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES- Na segunda-feira, foi a vez dos católicos homenagearem sua padroeira. Os devotos prestaram seus agradecimentos com missas festivas e procissões. Em cortejo, os fiéis e simpatizantes levaram a imagem da padroeira dos pescadores para a água e em procissão lacustre, a santa seguiu em direção ao cais do Porto. Porém o momento principal aconteceu no meio do percurso, quando Nossa Senhora dos Navegantes foi recebida por Iemanjá no Barro Duro. “O ponto alto dos nossos festejos é esse encontro, pois ele mostra o respeito entre as duas religiões e também entre as pessoas”, afirmou o vereador Beto Z3, que também é um dos organizadores da festa de Navegantes.

 

Comentários ()

Seções