Diário da Manhã

domingo, 12 de janeiro de 2025

Notícias

BANCÁRIOS : Greve abre espaço à solidariedade

BANCÁRIOS : Greve abre espaço à solidariedade
23 outubro
09:28 2015

Paralisação em Pelotas teve ontem manifestação de protesto e ato de arrecadação de donativos aos atingidos pelas cheias na cidade

No dia em que a greve completou 17 dias, um momento para chamar a atenção, sensibilizar e conquistar a simpatia da população de Pelotas. Foi com esse objetivo que bancários de Pelotas e região foram às ruas centrais da Princesa do Sul, ontem à tarde. Após um encontro na parte externa da Praça Coronel Pedro Osório, o grupo de grevistas saiu em passeata, com paradas pontuais em frente a algumas agências bancárias. O descontentamento estava nas expressões escritas e verbais de cada manifestante.

GRUPO caminhou na área central para demonstrar a insatisfação da categoria

GRUPO caminhou na área central para demonstrar a insatisfação da categoria

“O objetivo é chamar a atenção da população principalmente para o desrespeito dos bancos para com a categoria”, observou Adalgiza Silveira, secretária-geral do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região.

A SOLIDARIEDADE também marcou presença no protesto dos grevistas. Enquanto o foco principal estava centrado na “ganância” dos banqueiros, o movimento também abriu espaço ao espírito solidário. O foco deste está nas vitimas das cheias no Laranjal. Paralelamente à manifestação os bancários arrecadaram gêneros alimentícios, material de limpeza e higiene e outros, que serão repassados aos atingidos pelas águas. De acordo com Adalgiza, a campanha de arrecadação prosseguirá.

SOLIDARIEDADE esteve presente no movimento dos trabalhadores

SOLIDARIEDADE esteve presente no movimento dos trabalhadores

AS NEGOCIAÇÕES entre bancários e banqueiros não andam da maneira como gostariam os primeiros. Na terça-feira foram duas tentativas, que bateram na trave. Assim como a oferta inicial, de 7,5%, a segunda, de 8,7%, também foi rejeitada pelo Comando Nacional dos Bancários. Os trabalhadores reivindicam reajuste de 16%, além de participação nos lucros, melhores condições de trabalho e fim de demissões, dentre outros ganhos.

A expectativa dos bancários locais é que haja avanços entre a Federação Nacional dos Bancos e Comando Nacional dos Bancários, que ontem ao final da tarde estiveram reunidos para mais uma rodada de negociações.

EM PELOTAS, segundo a secretária-geral do Sindicado dos Bancários, 80% das agências estão fechadas. Apenas nos bairros são encontradas agências abertas. No centro, ontem, agências do Santander funcionavam amparadas por Liminar concedida ao banco pela Justiça. Ainda de acordo com Adalgiza, a paralisação nos dez municípios abrangidos pelo Sindicato se equivale.

Além de Pelotas, o Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região abrange os municípios de Capão do Leão, Cerrito, Pedro Osório, Arroio Grande, Jaguarão, Piratini, Santana da Boa Vista e Herval.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções