Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Banco de Olhos do HE retoma atividades e realiza primeira captação de córneas

18 fevereiro
14:03 2021

O Banco de Olhos do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) realizou a primeira captação de córneas no atual cenário de pandemia, no dia 1º de fevereiro. As atividades de captação de tecidos em coração parado estavam suspensas desde março de 2020.

As atividades de captação de tecidos em coração parado estavam suspensas desde março de 2020.

Após estabelecer fluxos de adequação e capacitação da equipe para coleta de RT-PCR, o Banco de Olhos retornou suas atividades em janeiro deste ano. “Apesar de algumas entrevistas negativas, desde o retorno das atividades, obtivemos nossa primeira doação efetivando assim a primeira captação do HE”, afirmou a enfermeira Valdineia Wrege. Segundo ela, o Banco de Olhos está à disposição 24 horas, para sanar dúvidas e esclarecimentos sobre doações e está localizado ao lado da portaria principal do hospital.

Banco de Olhos

Teve início das suas atividades em 2006, sendo responsável por realizar a captação, preservação, avaliação, distribuição de tecidos oculares humanos e entrevista familiar. Através desses procedimentos, ele fornece córneas para todos os hospitais credenciados para transplantes no Rio Grande do Sul ou até mesmo para fora do estado, conforme deliberação da Central de Notificação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) e do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

O serviço atua em parceria com outros hospitais da região, informando e esclarecendo a comunidade sobre a importância da doação de córneas, no intuito de minimizar o tempo das pessoas que atualmente aguardam por um transplante. Além disso, também é parceiro dos hospitais que compõem a Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) na cidade e em Rio Grande, aumentando assim a abrangência das captações de córneas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções