Banda Filhos do Sol contará com apoio da Organização Pelotense de Proteção ao Adolescente e a Criança
Foi assinado, esta semana, um termo de cooperação entre a Promotoria da Infância e Juventude de Pelotas, a Organização Pelotense de Proteção ao Adolescente e a Criança (OPPAC) e a Secretaria Municipal de Justiça Social. O encontro foi realizado no Ministério Público e teve como objetivo o desenvolvimento e continuidade do projeto “Um Futuro com Arte”, a banda Filhos do Sol.
De acordo com o termo, caberá a OPPAC promover as oficinas de música aos participantes do projeto e atividades inclusivas, assim como o fornecimento de uniformes e instrumentos. Para o Promotor José Olavo Bueno dos Passos essa parceria representa o aprimoramento e melhores materiais para a sua execução.
A assistente social e presidente da organização, Júlia Nogueira já participava do projeto e acompanhou todo o processo desde o surgimento da iniciativa. Ela afirma, com relação à importância do projeto, que durante os cinco anos se obtiveram resultados significativos na vida dos adolescentes, principalmente no que se refere à sua autoestima e
convivência social.
A BANDA
O projeto foi criado através da iniciativa do Promotor e teve seu início há cinco anos. A banda é formada por adolescentes e crianças que se encontram nos abrigos da cidade, totalizando 15 componentes. Os ensaios acontecem todos os sábados no prédio do MP.
Para tornar-se possível, como não recebe nenhum tipo de verba governamental, o projeto conta com o auxílio de colaboradores. A banda Filhos do Sol já divulgou o seu trabalho em diversas cidades do estado, como Porto Alegre, na sede do Ministério Público e no Palácio Farroupilha, Bagé, São Lourenço entre outras. Já em Pelotas houve apresentações em entidades religiosas, simpósios, Câmara de Vereadores, e também na Fenadoce.