Banrisul assina protocolo de intenção com o Banco do Brasil para compra de créditos de carbono
O Banrisul assinou, na manhã desta quinta-feira (29), protocolo de intenção relativo à cooperação técnica em projetos e ações de sustentabilidade com o Banco do Brasil (BB). O evento Mercado Global de Carbono ocorreu na sede da autarquia federal, em Brasília. O termo foi assinado entre o presidente do BB, Fausto Ribeiro; a diretora Administrativa do Banrisul, Marivânia Fontana; e o diretor Institucional do Banrisul, Wagner Lenhart.
Em um primeiro momento, está prevista a utilização da plataforma de intermediação de compra de crédito de carbono do Banco do Brasil para compensar as emissões diretas do banco estadual, neutralizando as emissões de carbono do Banrisul referentes ao ano de 2021. No escopo da transação está prevista a utilização de créditos de carbono provenientes de uma hidrelétrica localizada na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A compra será registrada na plataforma Verra, registro global que certifica que os créditos correspondem ao equivalente à redução de carbono na atmosfera.
O presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, afirma que “compreendemos a importância dessas ações para avançar em direção a uma economia de baixo carbono. Nesse sentido, estamos unindo forças e contando com a expertise do Banco do Brasil, que já realiza importantes projetos neste novo mercado”.
A iniciativa está alinhada aos investimentos do Banrisul em avanços em Governança ESG. A Agenda Estratégica de Sustentabilidade da instituição também prevê outros projetos ligados a produtos e serviços, com viés sustentável.
Além dessa iniciativa, em 2021, o Banrisul aderiu ao Programa Brasileiro GHG Protocol, elaborando o seu primeiro inventário de gases de efeito estufa, conquistando o selo Prata. Também aderiu ao Carbon Disclosure Project (CDP), iniciativa de reporte internacional sobre mudanças climáticas, reforçando a transparência por meio de comunicado de avanços na pauta socioambiental.