Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

BARRO DURO : Moradores reclamam do abandono da prefeitura

19 março
09:56 2015

Barro Duro

Depois de pedirem ajuda à Prefeitura, em reuniões mensais desde julho de 2014, para resolver problemas como a falta de fichas na UBS e de professores na escola, a falta de iluminação pública, limpeza de esgotos e valetas, patrolamento de ruas e a discriminação sofrida junto ao Poder Público, moradores do Balneário dos Prazeres decidiram pedir socorro à Câmara Municipal.

Na noite de segunda-feira, audiência pública, presidida pelo vereador Tenente Bruno (PT), garantiu espaço e tempo necessários para que todos apresentassem suas denúncias e pedidos de melhorias. O próximo passo é marcar uma reunião com o prefeito.

A denúncia mais grave foi de uma moradora, que se identificou como Ivonete. Segundo contou, uma granja localizada ao fim da Avenida Adolfo Fetter próxima à Avenida Alagoas, realiza pulverização aérea de agrotóxicos durante o dia, com o avião agrícola voando baixo o que faz com que o veneno se espalhe pelas redondezas atingindo os moradores do Balneário.

Para o vereador Tenente Bruno, esta foi uma das mais graves denúncias apresentadas durante a audiência e, além de ser levada ao prefeito, também deverá ser encaminhada ao Ministério Público. Ele disse que em 2014 enviou mais de 200 pedidos de providências ao Executivo, e que poucos foram respondidos.

POPULAÇÃO enfrenta até veneno jogado por avião agrícola

POPULAÇÃO enfrenta até veneno jogado por avião agrícola

O presidente Ademar Ornel afirmou que o Barro Duro “está esquecido há muito tempo. A mata não vai durar mais 10 anos, porque a água vai levar, e os loteamentos vão tomar conta da Avenida”. Segundo ele, quem tem que tomar uma atitude é a Prefeitura.

“É muita coisa a ser feita. E ainda tem a discriminação. Quantas atividades são realizadas no Santo Antônio e quantas aqui?”

Ele propôs a criação de um grupo de moradores que, acompanhados de vereadores se reúnam com o prefeito para apresentar suas demandas.

REIVINDICAÇÕES – Também participaram da audiência os vereadores Edmar Campos (DEM), Beto Z3 (PT), Marcos Ferreira (PT), e o suplente do PT, Conceição Mohnsam. Também fez parte da mesa, o presidente do Oásis Praia Clube, Valdir da Silva Oliveira. Os policiais que atuam na Polícia Comunitária local estiveram presentes, além do coordenador regional do Laranjal, César Venzke.

Muitos moradores reclamaram das pedras colocadas na orla da praia que deveriam evitar a entrada de carros, e ajudar a diminuir a erosão provocada pela água da Lagoa. “Os cadeirantes que querem chegar na beira da praia têm que ser levados no colo por causa das pedras e das árvores caídas que não deixam as crianças brincar”.

A CEEE, Companhia Estadual de Energia Elétrica, também foi cobrada. “Os postes são tão velhos que vão cair e o bairro vai acabar sem luz”, afirmaram moradores. “O Barro Duro só é lembrado na festa de Iemanjá, mas nosso dinheiro para pagar o IPTU é o mesmo do resto da cidade”.

A criação de uma associação de moradores que represente o balneário foi lembrada como solução para garantir mais força às reivindicações.

PEDIDOS – Avenida Bahia – limpeza e retirada de pedra que interrompe a via; coleta de lixo na Avenida Adolfo Fetter; aprofundamento das valetas na rua Erechim em frente ao número 204; retirada de árvore na rua Três Passos esquina Avenida Minas Gerais, número 4506; abertura de valeta na Avenida Guanabara, em frente aos números 86 e 110; poda de árvores que atrapalham a iluminação; patrolamento das ruas Torres e Ceará, onde circulam os ônibus; construir a ciclovia entre os balneários Santo Antônio e Prazeres, como prometido pelo prefeito; limpeza da rua Minas Gerais; fazer a rótula no Balneário dos Prazeres como prometido, garantir mais segurança, com a presença mais ostensiva dos policiais.

INDAGAÇÕES – Os moradores querem saber: porque as máquinas da Prefeitura realizam seus trabalhos somente até a entrada dos novos condomínios? Como ficará o abastecimento de água no Balneário dos Prazeres e em todo o Laranjal quando os condomínios forem inaugurados? Quando o Posto de Saúde terá mais fichas para atender os pacientes? Quando a escola terá todos os professores?

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções