Bento com três faixas pode congestionar
Por Jandir Barreto
A prefeitura promove consulta popular para saber a opinião do pelotense a respeito da proposta de se implantar três pistas em cada via da avenida Bento Gonçalves, permitindo estacionamento apenas no canteiro central.
Este modelo de três pistas demarcadas para trânsito de veículo já foi tentado na Bento e existe na avenida Fernando Osório, trecho entre as avenidas D.Joaquim e Salgado Filho, sentido centro-bairro. Ali persiste o congestionamento e fica agravado quando há redução da pista nas proximidades do maior gargalo, na rótula do entroncamento das duas avenidas. Não seria o caso de rever aquele estreitamento de pista?
O que se observa nestes trechos é que a distância entre os veículos fica reduzida e ainda mais comprometida quando próximos estão ônibus e motocicletas, que circulam por todos os espaços disponíveis. Logo, as três pistas sinalizadas, na realidade, não recebem apenas três veículos de porte médio. Nelas também transitam ônibus, caminhões, vans e uma frota considerável de motos. Diante do ‘aperto geral’, cabe lembrar que o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) prevê que deve ser observada uma distância lateral segura entre os veículos em trânsito, o que ali não acontece.
O mesmo quadro é observado na Bento, quando há um veículo estacionado e por ele cruzam duas fileiras de carros e outras tantas de motocicletas. Quando é o ônibus que para, aí o estreitamento da pista se torna ainda mais acentuado. Portanto, os pelotenses que vão participar da consulta popular – um elogiável instrumento de participação – deveriam antes transitar, especialmente na hora ‘pico’, na avenida Fernando Osório, no trecho onde este sistema de três faixas já foi implantado.