Diário da Manhã

terça, 16 de abril de 2024

Notícias

Bento Freitas : Grama protegida contra efeitos do frio

Bento Freitas : Grama protegida contra efeitos do frio
31 maio
10:10 2014

O gramado do Bento Freitas está pronto para suportar o frio do inverno. Durante uma semana, o piso do campo foi preparado para receber o azevém – uma espécie resistente à geada. O gramado não poderá ser usado por cerca de 20 dias e, por esse motivo, o grupo do Brasil está treinando em Salvador do Sul, na serra gaúcha.

O tratamento ao gramado do Bento Freitas está sendo feito por Alessandro de Oliveira (Alex), que é especialista neste tipo de atividade. Ele fez parte da equipe da agrônoma Maristela Kuhn, que é mais requisitada para tratar de campos de futebol – inclusive, o do Beira-Rio (palco de quatro jogos da Copa do Mundo). Alex é também responsável pelo cuidado do gramado do Estádio do Vale, do Novo Hamburgo.

Na Baixada, o trabalho de plantio do “azevém de inverno” está concluído. “O azevém serve de proteção da grama neste período de baixa temperatura e geada”, explica Alex de Oliveira. “Essa grama bermuda (a do Bento Freeitas) é muito sensível ao frio”, completa. O azevém previne contra os danos do inverno no gramado – inclusive, daquela cor amarelada que revela a morte da grama.

Antes do plantio do azevém, houve a retirada das palhas secas e o emparelhamento do piso. A partir de agora, a tarefa é molhar o campo, além de colocar adubo e ureia fertilizante. E esperar que o azevém cresça para ser o protetor da grama. A intenção é ter um gramado verde para a bola rolar na Série D do Brasileiro.

TESTE :  Parada no Cristo Rei

Na volta de Salvador do Sul para Pelotas, o Brasil faz uma parada em São Leopoldo para a realização de um jogo-treino diante do Selecionado de Atletas da Região Metropolitana de Porto Alegre. Será o segundo teste do time rubro-negro nesta fase de preparação para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. O amistoso está marcado para as 15h deste sábado no Estádio Cristo Rei.

Há uma semana, o Brasil fez o primeiro jogo-treino, vencendo o seu xará de Farroupilha por 1 a 0, nas Castanheiras. O técnico Rogério Zimmermann tem destacado que esses amistosos servem mais como treino, já que ele conta com número insuficiente de jogadores para a realização de trabalhos coletivos.

Nena marcou o gol da vitória no primeiro jogo-treino nesta intertemporada Foto: Alisson Assumpção/DM

Nena marcou o gol da vitória no primeiro jogo-treino nesta intertemporada
Foto: Alisson Assumpção/DM

O time-base do Brasil, que pode ter algumas modificações, é Eduardo Martini; Raulen, Ricardo Bierhals, Fernando Cardozo e Rafael Forster; Leandro Leite, Washington, Márcio Hahn e Léo Dias; Alex Amado e Nena. Gustavo Papa e Ricardo Schneider estão em fase de recuperação de lesão.

A diretoria xavante busca ainda a contratação de um meia de articulação e de um lateral-esquerdo. Éder e Rafael Dida, que foram contratados nesta semana, podem ser aproveitados em parte do treino de hoje.

 

Sobre o autor

Rafael Freitag

Rafael Freitag

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções