Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

BLITZ : Operação Integrada aborda 190 pessoas no Bairro Fragata e na Zona Norte

15 fevereiro
08:24 2018

A Guarda Municipal, Brigada Militar, agentes de trânsito (STT) e servidores da Secretaria de Segurança Pública realizaram uma nova Operação Integrada na terça-feira, feriado de Carnaval. O comboio de fiscalização circulou pela cidade e fixou barreiras no entroncamento da Avenida Dom Joaquim com a República do Líbano, na Zona Norte, e na Avenida Duque de Caxias, no Fragata.

Nas seis horas de atividade, 190 pessoas e 89 veículos foram abordados. As autoridades apreenderam um menor com porte de drogas, registraram 33 infrações de trânsito, efetuaram 93 testes de etilômetro (bafômetro) e encaminharam cinco automóveis a depósitos credenciados ao Detran/RS.

O trabalho integrado conta com efetivos das forças policiais e secretarias municipais que fortaleceram a atuação conjunta de acordo com as estratégias do eixo Policiamento e Justiça, do Pacto Pelotas pela Paz.

O objetivo é elevar a sensação de segurança da população, paralelamente, à realização de blitzes para a apreender armas ilegais, coibir o porte de drogas, o consumo de álcool ao volante e reduzir a perturbação do sossego público. Algumas edições focam ainda na identificação de estabelecimentos comerciais irregulares.

◘ Operações policiais

A Polícia Civil realizou o balanço comparativo entre os anos de 2017 e 2016. Inicialmente constatou-se um aumento significativo no número de operações policiais, sendo realizadas 656 em 2016 e 952 em 2017. Foram 296 operações a mais que no ano anterior, um aumento de 45,12%. Este aumento, associado às ações de inteligência e a apreensão 3,71% maior de armas, 3.585 armas foram apreendidas em 2016 e 3.718, em 2017, teve como resultado um índice 10,68% maior no número de prisões realizadas pela Polícia Civil, de 13.301 em 2016 para 14.722, em 2017. O reflexo da melhoria nos índices da Polícia Civil também pode ser observado nas apreensões de adolescentes que apresentaram um aumento de 21,04%, sendo que em 2016 foram 808 adolescentes apreendidos e 978 em 2017.

Segundo o chefe de polícia, delegado Emerson Wendt, as operações policiais são deflagradas contra uma vasta área criminal, como o tráfico de drogas, roubos e furtos de veículos e homicídios, entre outros crimes. Elas são o resultado do trabalho investigativo qualificado realizado pelos delegados e agentes. Além de combater o crime, as operações têm por objetivo a descapitalização de organizações criminosas, visando atingir o patrimônio adquirido de forma ilegal por esses grupos criminosos.

Cabeçalho◘ Ônibus

Um homem que aparentava estar embriagado assaltou um ônibus na tarde de terça-feira. O roubo ocorreu quando o coletivo trafegava pela Rua Carlos Gotuzzo Giacoboni. Demonstrando estar muito irritado, ele se dirigiu ao cobrador e se apoderou do dinheiro do caixa.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções