Diário da Manhã

segunda, 13 de maio de 2024

Notícias

BLOCO INSTITUCIONAL : Prefeitura lança o Carnaval da Folia e da Paz

25 outubro
08:42 2017

A próxima festa de momo terá um bloco institucional da Prefeitura com uma missão muito importante: levar a mensagem de uma cidade mais pacífica para a passarela do samba em 2018.

Os detalhes da proposta – que conta com o Instituto Lar de Jesus como um dois maiores colaboradores – foram definidos em uma reunião da entidade com as secretarias de Segurança Pública (SSP) e Planejamento e Gestão (Seplag), no Paço Municipal. Com o nome Carnaval da Folia e da Paz, a proposta será lançada no dia 4 de novembro.

REUNIÃO no Paço Municipal define projeto Foto : Marcel Ávila

REUNIÃO no Paço Municipal define projeto
Foto : Marcel Ávila

Na semana passada, o presidente do Lar de Jesus e também da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), Roberto Nunes, e a vice-diretora do Instituto, Jane Nunes apresentaram à SSP o projeto “Quero ser seu amigo, cativa-me” – da Escola de Samba Mirim Anjos do Lar, coordenada pela entidade. A ação que envolve toda a família e não apenas as crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social atendidos no bairro, servirá de inspiração para convidar toda a comunidade pelotense a ver no carnaval uma oportunidade para fomentar a cultura da paz.

A expectativa é formar uma rede de multiplicadores que extrapole as divisas da comunidade da Cohab Tablada, local no qual o Instituto funciona e onde nasceu o tema enredo baseado no clássico literário “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, que servirá de pano de fundo também para falar sobre a importância de promover o fim da criminalidade.

Entidades carnavalescas, associações de bairros e de representações diversas serão convidadas a contribuir com o processo que busca também desmistificar a imagem negativa e de violência atribuída à festividade. “Em 2017 conseguimos mostrar como o carnaval pode ser um evento seguro no qual as pessoas consigam ir e voltar para a casa em segurança. Vamos trabalhar para 2018 ser ainda melhor”, falou o secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira, ao adiantar o reforço no videomonitoramento no entorno da Passarela do Samba.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções