BLOCO “UNIDOS PELO BEM” : Campanha para doação de sangue mobiliza vereador, corte e foliões
Um bloco formado para aliar o samba à solidariedade. A iniciativa do “Bloco Unidos pelo Bem”, criada pelo vereador Daniel Trzeciak (PSDB) em parceria com a Associação das entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), levou dezenas de doadores até o Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel).
A campanha se estende até esta sexta-feira e pretende dar um fôlego aos estoques da Instituição. A partir desta quarta, os primeiros 60 foliões que fizerem a doação de sangue ganharão um brinde oferecido pelo bloco “Unidos pelo bem”.
A ideia, segundo o presidente da Associação, Roberto Nunes, é mostrar o lado social do carnaval. “Foi uma proposta que prontamente atendemos por saber da importância desta ação, principalmente nesta época do ano e queremos contar com toda comunidade carnavalesca”, comentou Nunes, dizendo que espera ampliar ainda mais essa mobilização para o ano que vem.
Tanto a corte, quanto o vereador fizeram as doações como uma forma de sensibilizar a todos. “Na verdade é um grande convite. Acompanho a luta do Hemocentro na busca de doadores, de longa data, enquanto jornalista e cidadão, sou doador e não podíamos deixar passar essa data em branco pra incentivarmos mais gente a doar”, disse Daniel.
É a primeira vez que a corte da folia pelotense abraça essa causa e participa realizando a doação e foi também a primeira vez que a rainha, Tamise Madruga, doou. “No começo eu estava um pouco nervosa, mas me surpreendi, não doí, é super rápido e, em poucos minutos, a gente ajuda a salvar uma vida”, disse Tamise.
Para a assistente social do setor de captação do Hemopel, Cíntia Cunha, toda a iniciativa é sempre bem-vinda, essencialmente nesse período do ano. “Estamos com os estoques quase zerados e, além de estarmos em período de férias, temos a semana do carnaval , quando a demanda sempre é grande”, disse Cíntia
QUEM PODE DOAR
O voluntário deve ter entre 18 e 69 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos podem doar acompanhados de um responsável legal. É preciso apresentar um documento de identidade com foto, estar devidamente alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes e nem ter fumado duas horas antes da doação.