BOMBEIROS : Prefeitura quer agilidade na liberação dos alvarás
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Estima, se encontrou quinta-feira com o primeiro tenente Marcelo da Silva Talayer, do Corpo de Bombeiros, para manifestar sua preocupação sobre o elevado número de alvarás trancados na Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU), aguardando liberação da corporação.
Segundo Estima, de 800 a mil projetos estão represados na Secretaria para serem vistoriados, causando prejuízos a empresas. Esse número de projetos travados, segundo Estima, causa prejuízos a empresas, fazendo com que elas percam contratos com grupos que exigem a certificação. Ainda conforme ele, essa quantidade de projetos expõe o crescimento da cidade e a preocupação com a segurança das pessoas.
O secretário contou que já foram feitas reuniões com o governador Tarso Genro, com o vice-governador Beto Grill, e oferecido apoio técnico da prefeitura para dar agilidade aos processos de liberação, mas que todas essas tentativas, até o momento, foram em vão. Estima revelou que desde maio busca a liberação da área gastrômica do Mercado Central. “Não estamos conseguindo regulamentar a casa de gás, o que nos impede de abrir os restaurantes. Ele também se indigna ao falar da morosidade no serviço que contempla projetos ainda na planta. “Nem projetos básicos de obras e de estabelecimentos comerciais não se consegue fazer a vistoria”, destacou.
Para Talayer, esta é uma demanda reprimida de muito tempo. “Não podemos acelerar os processos, para não colocar em risco a vida das pessoas”, revelou.
Para reforçar a preocupação feita nesta época de Natal, o secretário levou o Papai Noel, que manifestou, em nome da comunidade, o pedido de liberação dos alvarás. Estima também aproveitou para renovar o voto de parceria com a corporação. “Temos interesse de ajudar. Esperamos que em 2014 simplifiquemos o número de alvarás”, salientou Estima.