Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

BRA-PEL 359: Para definir o Campeão da Sul Fronteira

BRA-PEL 359: Para definir o Campeão da Sul Fronteira
12 novembro
09:33 2013
Jefferson e Cleiton retornam aos times, após terem cumprido suspensão no primeiro jogo da final Foto: Alisson Assumpção/DM

Jefferson e Cleiton retornam aos times, após terem cumprido suspensão no primeiro jogo da final
Foto: Alisson Assumpção/DM

Depois de sete Clássicos Bra-Pel em 88 dias neste segundo semestre, Brasil e Pelotas se enfrentam para decidir quem fica com o título da Copa Sul/Fronteira. Quem for campeão vai para a Supercopa Gaúcha e pode conquistar vaga no Campeonato Brasileiro da Série D. O perdedor entra em férias. A vantagem é do Lobão que venceu o primeiro jogo da final por 1 a 0, sexta-feira, na Boca do Lobo, com um golaço marcado por Mithyuê. O Xavante necessita ganhar pela diferença de dois gols para ser campeão. Caso vença por 1 a 0, a decisão vai para os pênaltis.

De um lado há a confiança decorrente da vantagem; do outro a confiança por conta da excelente campanha na temporada. “Quando se chega a uma decisão de mata-mata, a gente sabe que o primeiro jogo é que vai apontar a vantagem no segundo jogo. E nós vencemos e não tomamos gol. Eu sempre digo quando minha equipe joga em casa: primeiro temos que vencer; e depois vencer sem tomar gol”, destaca o técnico Paulo Porto.

Já o Brasil vai para a sexta decisão em um ano, considerando os dois turnos da Divisão de Acesso e os dois da Sul/Fronteira. Os números são também favoráveis dentro desta competição regional. O time rubro-negro fez a melhor campanha dos dois turnos. “Nós estamos em mais uma final e com a melhor campanha. O que a equipe precisa fazer agora na final é o que fez em todo o campeonato”, diz o técnico Rogério Zimmermann.

Os números dos sete clássicos anteriores confirmam a paridade de forças entre as equipes. Cada uma delas ganhou duas vezes e houve três empates. Nos jogos em que teve vencedor em apenas um deles a diferença foi superior à mínima: 3 a 0 para o Pelotas, no dia 26 de setembro.

O vencedor da Sul/Fronteira irá disputar a Supercopa, que, por sua vez, garante o campeão na Série D. Os dois times de Pelotas não escondem o desejo de voltar ao Brasileiro, pois assim teriam antecipadamente a garantia de calendário para 2014.

Amado deve jogar pelo lado Xavante e  Felipe Garcia está fora da equipe áureo-cerúlea

Como nos clássicos anteriores, os treinadores não antecipam as escalações, mas pouco eles têm para esconder do adversário. Pelo lado do Brasil, a dúvida é se Alex Amado irá começar a partida como titular ou ficará como alternativa para o decorrer do jogo. Já no Pelotas, o técnico Paulo Porto confirmou que Felipe Garcia está fora dos planos. O atacante saiu lesionado do Bra-Pel anterior.

Na partida de sexta, na Boca do Lobo, Alex Amado chegou a participar do aquecimento, mas ficou fora até do banco de reservas. Ele tinha sentido um problema muscular no clássico final do segundo turno – vitória do Brasil por 2 a 1. Quem volta ao time é Cleiton, que cumpriu suspensão na sexta-feira. Ele deve entrar na vaga de William Kozlowski, pois Márcio Hahn será mantido no time rubro-negro.

Porto adiantou também que irá manter os três volantes: Jovany, Tiago Gaúcho e Paraná. A dúvida fica para quem irá jogar à frente do trio. A tendência é que Jefferson, que cumpriu suspensão no jogo anterior, seja um dos meias. O outro pode ser Régis. Gadelha e Mithyuê ficam como opções para o decorrer da partida. Quem também volta ao time, após cumprir suspensão, é Gilmar. Ele deve retomar a vaga, que foi de Rafael Santiago no clássico anterior.

Ficha Técnica

BRASIL

Luiz Müller; Wender, Cirilo, Fernando Cardozo e Rafael Forster; Leandro Leite, Washington, Márcio Hahn e Cleiton; Alex Amado (Éder Machado) e Joelson. Técnico: Rogério Zimmermann.

PELOTAS

Paulo Sérgio; Igor, Pedrão, Bruno Salvador e Digão; Jovany, Tiago Gaúcho e Paraná; Jefferson e Régis; Gilmar. Técnico: Paulo Porto.

Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas. Horário: 20h30. Preços dos ingressos: arquibancada – R$ 40,00; idosos e estudantes – R$ 20,00. Árbitro: Márcio Chagas da Silva; assistentes: Júlio César dos Santos e Rafael da Silva Alves.

Fotos: Ítalo Santos/GEB e Alisson Assumpção/DM

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções