Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

BRA-PEL COM PRESSÃO : A perigo no Gauchão, Brasil e Pelotas se enfrentam no Bento Freitas

05 abril
09:02 2021

Equipes pelotenses lutam desesperadamente para fugir do rebaixamento na reta final do Campeonato Gaúcho 2021

Por: Henrique König

O clássico Bra-Pel de número 365 é muito diferente do que os torcedores pelotenses almejavam. Nem se tratando das especificidades da pandemia de covid-19, que torna as partidas sem público há mais de um ano, desde 2020. Pela 9ª rodada do Campeonato Gaúcho 2021, Brasil e Pelotas duelam às 20h desta segunda-feira (5), querendo respirar na tabela de classificação do Estadual. O Xavante tem 8 pontos e o Pelotas está na lanterna, com 6. Quem perder fica em situação dramática na competição.

No Bento Freitas, o duelo da pressão. Depressão, alguns diriam. O Rubro-Negro de Claudio Tencati, com um elenco praticamente todo modificado em relação à boa Série B de 2020, e o Áureo-Cerúleo de Rafael Jacques, que era treinado antes por Ricardo Colbachini, não conseguiram engrenar no Estadual até aqui. O Brasil tem duas vitórias fora de casa, ou seja, ainda não venceu em seus domínios. Além disso, coleciona dois empates e quatro derrotas no certame.

O Pelotas começou a temporada com a permanência do técnico Ricardo Colbachini e parte do elenco. A eliminação precoce na última Série D não tirou o treinador do cargo, mas a insatisfação com a campanha no Gauchão sim. O Pelotas só venceu o Juventude, por 3×2, em jogo em que os jaconeros tiveram uma expulsão no primeiro tempo e Gabriel Leite ainda precisou defender pênalti inexistente, marcado pelo árbitro. Além daquela épica vitória, foram três empates e quatro derrotas. Última posição na tabela.

Com a vitória do São José, que subiu para 11 pontos, sobre o São Luiz, a ameaça é total na dupla pelotense. Para o clássico dessa tamanha panela de pressão, embora sem público na arquibancada, o Xavante pode ter estreias. O volante Wesley Hudson, o meia Paulo Victor e o atacante Junior Viçosa foram regularizados e treinaram com o grupo no final de semana.

A ausência fica por conta do atacante Cristian, que sentiu dores no último treinamento. Quem volta a ficar disponível é o centroavante Bruno Paraíba, autor de dois gols no torneio. Ele cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo na derrota para o Ypiranga de Erechim. O lateral Igor Miranda e o atacante Jarro estão recuperados de lesão e também podem pintar no time.

Com um elenco ainda longe do ideal para encarar a Série B, Claudio Tencati tenta arrancar o máximo dos jogadores xavantes, na difícil missão de uma permanência sem maiores sustos no Gauchão. Caso ganhe o jogo, o Brasil encaminha o fico para o Estadual 2022.

Diferente é o caso do Pelotas. Na 12ª posição, o Lobo sabe que, mesmo vencendo, precisa de mais pontos nas últimas rodadas. Mas uma decisão de cada vez. Afinal de contas, também são quatro jogos de jejum e três derrotas consecutivas. A campanha que estava de acordo com a permanência virou o vento para o último lugar. Com o adeus de Colbachini, o técnico Rafael Jacques aceitou o desafio no meio do campeonato, sabendo das dificuldades enfrentadas.

O treinador comandou as atividades no último final de semana, na Boca do Lobo. Sem mais contratações, diferente do Xavante, o Pelotas tenta renascer com a força do elenco já estabelecido. João Vieira, que cumpriu suspensão na derrota para o Esportivo, pode ser a novidade no meio campo. O volante Itaqui, com lesão, dificilmente fica disponível mais uma vez.

No duelo das 20h, olhos atentos para o site do GloboEsporte.com e ouvido no rádio para conferir qual dos pelotenses dá um salto importante para a permanência no Estadual. Para o lado que perder, o sobreaviso das probabilidades de Divisão de Acesso em 2022. Em caso de empate, a possibilidade ainda de ambos terminarem a antepenúltima rodada na zona de rebaixamento.

FICHA TÉCNICA: BRASIL x PELOTAS

BRASIL: Matheus Nogueira; Vidal, Ícaro, Leandro Camilo e Artur; Everton Dias, Rômulo, Bruno Matias, Netto, Jarro e Bruno Paraíba (Junior Viçosa). Técnico: Claudio Tencati.

PELOTAS: Gabriel Leite; Marcelo, Silvio, Mauricio e Gabiga; Moisés, Juliano, João Vieira, José Aldo, Bustamante e Marcão. Técnico: Rafael Jacques.

  • ÁRBITRO: Leandro Vuaden
  • HORÁRIO e LOCAL: 20h, no Bento Freitas, em Pelotas
  • Partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Gaúcho 2021

Comentários ()

Seções