Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

BRAILLE : Deficiência visual é tema de seminário na UCPel

24 agosto
09:33 2016

Evento promovido pela Associação Escola Louis Braille integra 17ª Semana Municipal da Pessoa Com Deficiência

A Associação Escola Louis Braille abriu, na manhã de ontem, o 1º Seminário do Centro de Reabilitação Visual, versando sobre “Deficiência visual, explanação dos serviços e método de entrada para o Centro”. As palestras ocorrem até as 21h, no auditório Dom Antônio Záttera, da Universidade Católica de Pelotas, e integra a 17ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, aberta na segunda-feira (22) e se estende até o dia 28.

O presidente da Associação, Dilmar Cunha Rodrigues, e a diretora Ana Berenice Reis estão à frente da organização do Seminário. O objetivo da entidade é o atendimento especializado de casos de baixa visão e cegueira, além da demanda natural e familiares.

A diretora executiva da Secretaria de Saúde (SMS), Ana Costa, representando o Município, salientou que “a Gestão tem como objetivo oportunizar a oferta de atendimento e acompanhamento com qualidade, para as pessoas com dificuldades que, na verdade, são as que mais ensinam a vencer.”

Ana Costa chamou a atenção para a necessidade de a equipe tornar-se multiplicadora da divulgação dos serviços oferecidos e da forma de ingresso no Centro de Reabilitação Visual, para que mais pessoas que precisam possam receber atendimento e usufruir dos benefícios conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS). “A prefeitura é parceira para tornar melhor a vida daqueles que têm baixa visão ou cegueira e que necessitam atenção especializada”, afirmou.

O 1º Seminário do Centro de Reabilitação Visual conta com apoio da prefeitura, através das secretarias de Saúde e de Justiça Social e Segurança, Casa dos Conselhos e parceria da Universidade Católica, representada no evento por Franciele Cunha Gastal.

PÚBLICO marca presença no evento no Auditório Dom Antônio Zattera

PÚBLICO marca presença no evento no Auditório Dom Antônio Zattera

SOBRE A ASSOCIAÇÃO

A Associação Escola Louis Braille atende o público de Pelotas e de mais 27 municípios da macrorregião sul, incluídos na SMS e na 3ª Coordenadoria Regional da Saúde.

Oferece serviços de avaliação oftalmológica especializada; atendimento psicológico e de serviço social; teste ortóptico; seleção, adaptação e fornecimento de recursos ópticos; prótese ocular; avaliação multiprofissional em deficiência visual; acessibilidade digital (informática); orientação e mobilidade; estimulação precoce, visual e dos sentidos remanescentes; atividades da vida diária; grupos de convivência e fortalecimento de vínculos.

Para ingressar no Centro de Reabilitação Visual, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e solicitar uma consulta para o Centro.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções