BRASIL : A defesa está completa
Quatro laterais, quatro zagueiros e três goleiros. A defesa do Brasil está pronta para começar a temporada. O que falta ainda – e desafia a criatividade dos dirigentes xavantes – são atletas para as posições do meio-campo e do ataque. Numa primeira análise, considerando a necessidade de dois jogadores para cada posição, haveria a necessidade de mais seis contratações.
Em outros momentos, o técnico Rogério Zimmermann recorreu a necessidade de dois jogadores por posição para indicar o que ainda estaria faltando para o complemento do grupo. É claro que essa projeção não vale para o Brasileiro da Série B, que exige elenco mais numeroso por ser uma competição longa e desgastante. Mas, por enquanto, o Brasil se prepara é para o Gauchão, que começa daqui a exatamente um mês.
A defesa deixa de ser uma preocupação, embora possa existir vaga para mais um goleiro, pois Luiz Müller foi embora. Porém, o Brasil já conta com três goleiros: Eduardo Martini, Anderson e Carlos Eduardo. Possui também quatro zagueiros (todos de experiência e qualidade – nível de titularidade): Cirilo, Leandro Camilo, Teco e Evaldo. É comum, no entanto, Zimmermann ter pelo menos cinco zagueiros no grupo.
O Brasil está também bem servido nas laterais, com as contratações de Eder Sciola e Tiago Silva, que se juntam a Wender e Marlon. Depois o grupo conta com dois volantes, dois meias e dois atacantes. Faltariam dois volantes, dois meias, um centroavante e mais um jogador de velocidade. Cinco contratações foram confirmadas até agora: Eder Sciola, Tiago Silva, Aloísio, Lenílson e Jean Silva.