Brasil abre temporada de 2018, com apenas nove remanescentes da Série B
O Brasil começa a colocar em prática o Campeonato Gaúcho de 2018 nesta quarta-feira. Às 10h haverá a apresentação do elenco para a próxima temporada. E não faltam atrações. O grupo sofreu mudança profunda em relação ao Brasileiro da Série B. Apenas nove jogadores são remanescentes da última competição. Considerando os atletas já anunciados pela diretoria do clube, o percentual de mudança chega a 59%.
Continuidade mesmo é da comissão técnica, que é a mesma do segundo semestre de 2017. Trocou também o comando do futebol, com a saída do executivo Armando Desessards e a chegada do gerente Vinícius Sinotti. Mas o que mudou mesmo foi a cara do grupo de jogadores – inclusive, alterando o perfil. O Brasil se caracterizava nos anos anteriores por ser composto por jogadores experientes. A média de idade caiu consideravelmente. O grupo rejuvenesceu.
Os nove remanescentes de 2017 são: Marcelo Pitol, Carlos Eduardo, Eder Sciola, Ednei, Breno, Leandro Camilo, Leandro Leite, Itaqui e Calyson. Esse número pode aumentar se houver a renovação de contrato de Cassiano, a qual se transformou numa esticada negociação. Ainda persiste diferença entre a oferta e a pedida salarial. O futuro do atacante pode ser o Paysandu.
NOVOS – Os contratados são Marcão, Bruno Colaço, Heverton, Gustavo Bastos, Rafael Dumas, Vacaria, Van Basty, Toty, Mossoró, Deyvid Sacconi, Alisson Farias, Robério e Casagrande. O Brasil deve anunciar possivelmente na apresentação mais um atacante de velocidade.
Outra novidade em relação aos anos anteriores é que o Xavante pode agora completar o grupo com jogadores da base. Seis terão a chance de trabalhar com o elenco principal: Leonardo, Eduardo, Igor, Matheus Sun, Luiz Henrique e Chrigor. Se forem incluídos os jogadores da base, a mudança no elenco do Brasil sobe para 65%.
A estreia do Brasil no Guachão será no dia 17 de janeiro, enfrentando o Juventude, às 19h30, no Bento Freitas. Toda a pré-temporada será realizada em Pelotas.
Grupo 2018
Goleiros: Marcelo Pitol, Carlos Eduardo, Marcão e Leonardo
Laterais: Eder Sciola, Ednei, Breno e Bruno Colaço
Zagueiros: Leandro Camilo, Gustavo Bastos, Heverton, Rafael Dumas e Eduardo
Volantes: Leandro Leite, Itaqui, Vacaria, Van Basty e Igor
Meias: Calyson, Mossoró, Tory, Deyvid Sacconi e Matheus Sun
Atacantes: Alisson Farias, Robério, Casagrande, Luiz Henrique e Chrigor