Brasil: Apresentação com grupo incompleto
Com apenas um “cara nova” no elenco, o Brasil abre nesta quarta-feira, às 16h, a pré-temporada de 2014. O meio-campista Elton é o único contratado pelo clube até o momento para a disputa do Campeonato Gaúcho, que começa no dia 19 de janeiro. A diretoria corre atrás de jogadores para completar o grupo, que teve algumas baixas importantes e possui outras incertezas.
O Brasil busca pelo menos dois laterais, um meio-campista e dois atacantes (um de referência e outro de movimentação). O técnico Rogério Zimmermann considera esse momento como o mais importante da temporada. “É talvez o mais decisivo, porque é o da escolha dos jogadores”, justifica. Até por isso, a cautela e a demora para concluir as negociações com os atletas pretendidos.
Dois jogadores (um que estava com o contrato renovado e outro pretendido) não vão estar no Bento Freitas em 2014. Éder Machado rompeu o compromisso com o clube e foi embora. Joelson não volta para Pelotas, porque tem vinculo com o Porto, de Caruaru, que dificultou a saída do atacante por empréstimo. Tiago Rannow, Edu Silva e William Kozlowski tiveram os contratos encerrados no dia 30 e não vão permanecer no próximo ano.
Não bastassem as dificuldades para contratar, o Brasil corre o risco de perder jogadores. Cleiton e Leandro Leite chegaram admitir a saída do clube, se não houver acerto dos valores atrasados. O volante nem vai comparecer a apresentação desta tarde.
Grupo Xavante
Goleiros – Luiz Müller, Anderson e Guilherme
Zagueiros – Cirilo, Fernando Cardozo, Ricardo Bierhals e Ricardo Schneider
Lateral – Rafael Forster
Volantes – Leandro Leite, Washington e Nunes
Meias – Elton e Cleiton
Atacantes – Alex Amado e Gustavo Papa
- Márcio Jonatan e Bill estão em fase de recuperação de cirurgia
- Márcio Hahn se apresenta hoje, mas ainda não assinou o novo contrato
- Wender negocia ainda a renovação do compromisso contratual
Treinador: Rogério Zimmermann
Preparador físico: João Francisco Berschoner
Treinador de goleiros – Carlos Garcia, o Passarinho
Supervisor de futebol – Eduardo Mariano
Sem temer a perda de atletas
O Brasil não teme perder jogadores por conta do pagamento atrasado dos salários. O presidente Ricardo Fonseca afirmou ontem à noite que o clube já tem uma posição definida sobre o assunto, a qual será repassada aos jogadores. O atraso vai fechar dois meses. A folha salarial de outubro teve o pagamento de apenas 10%. Neste dia 10 vence o prazo para pagar os salários de novembro.
Fonseca esteve reunido na tarde desta quarta com o meia Cleiton – um dos que estava admitindo a hipótese de deixar o clube. “Não, nós conversamos com o Cleiton e ele vai se apresentar normalmente amanhã (hoje)”, afirmou o dirigente. Quanto ao Leandro Leite, o atraso para se apresentar no clube, segundo o presidente, é por causa de um problema familiar. “O avô dele morreu e ele teve que atrasar a viagem. Ele sai hoje (ontem) de Goiás e vai chegar aqui na sexta-feira”, afirmou.
Ricardo Fonseca aproveitou para fazer mais um chamamento à torcida rubro-negra. “Agora nós precisamos do torcedor. As dificuldades são grandes, principalmente para contratar, porque o mercado está muito inflacionado”, completou.