Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Brasil batalha muito, mas pouco inspirado empata com Vila Nova

14 julho
08:51 2021

Rubro-Negro modifica forma de jogar, se mostra mais protegido na defesa, mas segue com problemas para concluir no ataque

Por: Henrique König

O Xavante visitou o Vila Nova, no estádio Onésio Alvarenga, em Goiânia, e ficou no empate por 0x0. A partida foi realizada na tarde de terça-feira (13), sob forte calor no Centro-Oeste e o Brasil, pressionado pela falta de resultados positivos, modificou sua forma de jogar. Pressionado, o técnico Claudio Tencati propôs uma escalação com três zagueiros, com a manutenção de Ícaro, a volta de Leandro Camilo ao time e a estreia do jovem Arthur Henrique. Descontente com as últimas atuações do lateral Thalys, foi Gabriel Pierini quem apareceu na direita, ajudando na sustentação defensiva. O único volante de origem para a partida foi Romulo.

“Consistência defensiva existiu e precisamos agora da parte ofensiva”, resumiu Claudio Tencati
Foto: Heber Gomes / AGIF

O Brasil começou em cima, surpreendendo os mandantes do Vila Nova. Fabricio finalizou forte e obrigou Georgemy a espalmar no primeiro minuto. Mas, aos poucos, o Tigre goiano equilibrou as ações. Faltavam finalizações perigosas. Uma delas veio em pancada de cobrança de falta do Vila, a bola desviou em Arthur Henrique e passou por cima. Outra jogada foi de Alesson, que conduziu a bola da ponta para o centro, finalizou e Matheus Nogueira segurou tranquilo.

No segundo tempo, o Xavante teve dificuldades de conter o Vila Nova em alguns momentos. Em um cruzamento da direita, Camilo desviou de cabeça, tirou Matheus Nogueira da jogada e o atleta dos goianos não conseguiu finalizar em cheio, mandando de joelho para fora.

Com as trocas, entraram Junior Viçosa, Welinton Torrão e Lucas Santos para mudar o ataque. Fabricio sentiu lesão no início da etapa complementar. Em um pivô feito por Viçosa, Gabriel Terra mandou a pancada e a bola passou perto. Na defesa, alguns sustos. Henan veio do banco de reservas e arriscou uma bomba pela linha de fundo. Em um pivô do mesmo centroavante, Cassio Gabriel finalizou de fora da área e Matheus Nogueira fez boa defesa no canto. O Vila insistiu um pouco mais, mas também não teve a inspiração necessária para ganhar o jogo. Foi uma partida de muitos erros técnicos, com as equipes abusando dos erros de passe e com dificuldades de conectar a bola do centro para o ataque.

Em resumo, o Brasil foi mais pragmático defensivamente, mas faltou inspiração para romper a defesa do Vila Nova. Com 8 pontos, dentro da zona de rebaixamento, o Xavante recebe o Vitória, pela 12ª rodada, no sábado (17), às 11h. Já o Vila Nova está no meio da tabela, com 14 pontos.

Tencati aprova sustentação defensiva no Xavante

“Queríamos uma vitória, mas a postura é essa que devemos ter. Mudamos a o esquema de jogo e enfrentamos o adversário na casa dele de igual para igual. Três pontos hoje nos deixariam em uma condição muito melhor na tabela. A proposta que a gente tinha foi executada. Houve as transições ofensivas que a gente queria. Uma das coisas que nos prejudicou foi a sequência de jogos fora, com um clima muito seco em Goiânia”, afirmou o técnico Claudio Tencati.

“Tivemos situações de um contra um, de transições ofensivas, lances para finalizar e não finalizamos. Isso são questões até de confiança. Não é um campeonato de jogar bonito, é um campeonato de eficiência. Está faltando essa incisão, essa definição, ser mais agudo. Isto para mim é bem claro”, prosseguiu o treinador. Ele aprovou o sistema tático usado e acredita que ele possa ser testado nas próximas rodadas. O Brasil volta a campo no sábado, contra o Vitória.

FICHA TÉCNICA: VILA NOVA 0x0 BRASIL

VILA NOVA: Georgemy; Danilo Belão (Renan Mota), Renato, Donato e Willian Formiga; Dudu, Arthur Rezende, Cassio Gabriel (Alan Grafite), Alesson, Clayton (Henan) e Kelvin (Cardoso). Técnico: Higor Magalhães.

BRASIL: Matheus Nogueira; Arthur Henrique, Leandro Camilo e Ícaro; Gabriel Pierini, Romulo, Gabriel Terra (Bruno Matias), Kevin, Luiz Fernando (Welinton), Fabricio (Lucas Santos) e Ramon (Junior Viçosa). Técnico: Claudio Tencati.

  • ÁRBITRO: Zandick Jr (RN)
  • Partida válida pela 11ª rodada da Série B, disputada no Onésio Alvarenga, em Goiânia.

Comentários ()

Seções