Brasil busca união para superar problemas
Por: Henrique König
Lá em casa continuam os mesmos problemas, lá em casa continuam me perturbando. É a letra da antiga música da banda gaúcha TNT. Mas encaixa perfeitamente com o momento do GE Brasil na Série C. Passadas 10 rodadas, o time soma uma vitória e segue na lanterna do campeonato disputado por 20 equipes. Com 6 pontos, está quatro pontos abaixo do 16º colocado, posição para escapar do rebaixamento para D.
No fim de semana, no sábado, abrindo a rodada, o Xavante recebeu o Ypiranga de Erechim no Bento Freitas. O horário das 11h não foi o mais favorável. O público, pela má fase, foi pequeno, pouco acima das mil pessoas. Em campo, o time sofreu o primeiro gol do Ypiranga com Vitinho, logo aos 7 minutos. Um gol na arrancada e outro nos acréscimos do segundo tempo, para fechar o caixão da rodada. Gustavo Nogy ampliou e deu números finais: 2×0.
Foi a estreia do técnico Thiago Gomes, que sentiu as dificuldades de dirigir o Xavante. O time segue com muitos erros técnicos, não conseguindo abastecer o ataque. Para piorar, a defesa segue com vazamentos. Mesmo iniciando com três zagueiros de origem, o Rubro-Negro não obstruiu os ataques do Ypiranga de Luizinho Vieira, que jogou leve.
Na etapa final, mais uma vez ficou evidente que faltam opções para mudar o panorama das partidas. Thiago avisou que não ‘queimará’ os jogadores da base nesta fogueira. Para isso, depende dos reforços. O Brasil, na dificuldade financeira, tenta as últimas fichas. Segundo apuração de Marcelo Prestes, o zagueiro Hiago Cena está na cidade e o volante Mateus Sabino, ex-América Mineiro, também está para chegar.
Além da esperança em jogadores desentrosados do grupo, basta saber como melhorar o ataque. Nomes vieram, nomes foram embora e o Brasil tem só um único gol de atacante na Série C, com Junior Pirambu, no 1×1 com o Botafogo-SP. Os demais decepcionam severamente.