Brasil de olho nas séries A e B para conhecer seus adversários
O Brasil tem todos os motivos para estar atento à Série B do Campeonato Brasileiro. Afinal essa será sua realidade na temporada de 2016. Alguns adversários já são conhecidos. Mas tem ainda vários times com situação indefinida tanto para acesso como para descenso nas duas principais séries nacionais.
Certo mesmo são os três, que junto com o Brasil, subiram da Série C: Londrina, Vila Nova e Tupi. Na Série B, três equipes apenas estão na zona intermediária, sem chance de acesso e longe do risco de rebaixamento. CRB, Paraná e Atlético/GO serão adversários do rubro-negro na próxima temporada.
Como Botafogo, América/MG e Vitória devem subir para a Série A, a última vaga no acesso é disputada por sete equipes, faltando quatro rodadas: Santa Cruz, Náutico, Bragantino, Bahia, Sampaio Correa, Paysandu e Luverdense. Portanto, seis dessas equipes devem vir ao Bento Freitas em 2016.
É certo que o Brasil não irá enfrentar Boa Esporte e Mogi Mirim, que já caíram para a Série C. Já as outras duas vagas no rebaixamento estão entre ABC, Macaé, Ceará, Criciúma e Oeste.
Na Série A ninguém foi rebaixado oficialmente: o Z-4 tem Goiás, Coritiba, Joinville e Vasco. Mas Avaí e Figueirense estão seriamente ameaçados pelo risco da degola. Quatro desses seis serão fortes concorrentes pelas primeiras colocações da Série B do próximo ano. Dentre os grandes clubes, só o Vasco pode cair – a não ser que o Fluminense protagonize mais uma grande surpresa (desta vez negativa).
Finais
Série C – O Londrina está a um empate de conquistar o título da terceira divisão do Campeonato Brasileiro. No primeiro jogo da final com o Vila Nova, neste domingo, o time paranaense ganhou por 1 a 0 – gol de Zé Rafael -, no Estádio do Café, em Londrina. A partida de volta ocorre apenas no dia 21 de novembro, no Serra Dourada, em Goiânia.