BRASIL : Defesa ao planejamento antecipado
Ainda sem saber se irá permanecer no Brasil em 2018, o técnico Clemer entende que seria importante começar agora o planejamento para a próxima temporada. Seu trabalho foi aprovado no Bento Freitas, superando o “fantasma” de substituir Rogério Zimmermann – ídolo da torcida. Também assegurou o principal objetivo rubro-negro, que era a permanência na Série B do Brasileiro.
“Estou esperando pela diretoria. Acho que seria bom começar logo o planejamento para a próxima temporada, com toda a comissão técnica, para não acontecer de novo como neste ano. Mas não sei qual é o pensamento da diretoria”, afirmou o treinador ao final da partida de sábado em Varginha. O contrato de Clemer termina na sexta-feira, quando o Brasil disputa sua última partida oficial em 2017.
“Será bom ter o estádio lotado para fazer um grande jogo e encerrar a temporada com chave de ouro”, comentou o treinador, projetando a partida diante do Criciúma. Clemer dirigiu o Brasil em 22 partidas, com nove vitórias, nove derrotas e quatro empates – aproveitamento de 46,9%.
Quanto à derrota em Varginha, Clemer disse que o resultado se definiu num descuido, com “erros individuais”. O segundo gol saiu num contra-ataque do adversário, com a bola partindo da mão do goleiro. A recomposição defensiva do Brasil foi mal executada num lance subsequente à uma cobrança de escanteio a favor. “O jogo foi muito igual”, resumiu.