Brasil : Em casa, mas de passagem
A passagem pelo Bento Freitas é rápida. A delegação do Brasil retorna na tarde desta terça-feira para Salvador Sul, na serra gaúcha, para dar prosseguimento na preparação visando à disputa da Série D do Brasileiro. O Rubro-Negro ingressou em mais uma semana de treino, sem contar ainda com o meia de articulação – vaga aberta pela saída de Túlio Souza, que não renovou contrato.
“Estamos conversando, mas não temos nada certo ainda”, diz o vice de futebol Cláudio Montanelli sobre essa necessidade de contratação. Outra carência no elenco está na lateral-esquerda, porque Rafael Forster é o único em condições de jogar neste momento. Billy, que se recupera de cirurgia no joelho, vai levar ainda mais dois meses para retornar aos treinos normais.
Segue indefinida também a programação de amistosos em função da falta de adversários. A ideia é poder jogar com times do Campeonato Brasileiro, aproveitando a parada das três divisões (A, B e C) durante a disputa da Copa do Mundo. Treinando desde o dia 6 de maio, o Brasil fez apenas um jogo-treino contra o seu xará de Farroupilha.
Bate Pronto por Caldenei Gomes
Só na tevê
Chegou o mês da Copa do Mundo. O Brasileiro para nona rodada, evidenciado equilíbrio pelo menos na disputa por vagas no G-4, já que o Cruzeiro abriu uma pequena vantagem na liderança. Tem ainda decisão pelo interior gaúcho. Vale títulos e vagas nas séries A e B. Tudo isso acontecendo. Mas por aqui… Só expectativa.
O Brasil treina, treina e treina. A programação de amistosos é adiada – até em função da falta de adversários. E restam ainda quase dois meses para o começo da Série D. O recesso é longo e se torna mais extenso para quem manteve o grupo de jogadores e, por consequência, as despesas elevadas.
Já o Pelotas vive a expectativa, mas também a incerteza de um time novo. No seu caso, o tempo é um aliado. Depois de dois meses e meio, há pelo menos a volta aos treinos. Já o Farroupilha pode mudar o rumo do futebol durante a Copa. Ou seja, a troca de treinador. E assim se arrastam os dias para os torcedores dos times locais. E bola rolando só na tevê!
…………………………….
Título
O Ypiranga está a um empate da conquista do título da Divisão de Acesso. Esta é uma final na qual o perdedor não se sente perdedor. Afinal, já assegurou o principal objetivo: o acesso para a primeira divisão. Assim, a taça é apenas o coroamento de uma campanha bem sucedida. O time de Erechim venceu o Avenida, em Santa Cruz do Sul. Fez 1 a 0 e foi ainda contemplado pela sorte, porque o adversário desperdiçou uma cobrança de pênalti, aos 47 minutos do segundo tempo, com Miro Bahia. O jogo de volta será sábado no Colosso da Lagoa.
……………………………..
Vaga
O Brasil de Farroupilha tem sido um visitante indesejável nos confrontos decisivos da Divisão de Acesso. No primeiro turno, o time treinado por Suca passou por duas vezes de fase, com vitórias nos pênaltis diante de Tupi e Glória. Agora na decisão da terceira vaga no Gauchão de 2015, a expressiva vantagem com a vitória de 2 a 1 diante do União Frederiquense, no Vermelhão da Colina. Um empate, nas Castanheiras, nesta quarta-feira, determina o retorno da equipe serrana à primeira divisão, depois 15 anos.
………………………………………………..
Copa FGF
As copas regionais do ano passado, embora tivesse a intenção de reacender a rivalidade regional, se tornaram cansativas em função da repetição de jogos. Só o Clássico Bra-Pel (foto) foi realizado oito vezes num período de 60 dias. Agora muda a composição das chaves, com regionalização mais ampla. Em contrapartida, as despesas serão maiores. O Farroupilha terá, como adversários na chave, o Pelotas, o São Paulo, o Bagé, o Santa Cruz, o Lajeadense e o Grêmio (time sub-19).
Para evitar as costumeiras desistências, a FGF estabeleceu a data de 9 de junho como limite. Depois disso, quem desistir será multado em R$ 50 mil e mais a ameaça de ter que responder a denuncia no TJD. Essa é uma medida surpreendente: antes a entidade abria prazo para a resposta dos clubes. Prazo que era estendido por duas, três vezes. Agora fala em desistência. Só desiste quem está confirmado. Então todos os anunciados ontem estariam confirmados, embora tenha a possibilidade de desistir até a próxima semana.