Brasil fará cinco dos sete jogos marcados para mês fora do Bento Freitas
Dos sete jogos marcados para fevereiro, o Brasil irá disputar cinco deles longe do Bento Freitas. Um é em campo neutro – domingo, às 17h, diante do Grêmio, no Centenário, em Caxias do Sul -; e outros quatro jogos como visitante. Não é o início de competição mais equilibrado no que se refere ao calendário.
É verdade que se o Brasil não tivesse perdido o mando de campo da partida de domingo, jogaria três vezes dentro de casa. A punição no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) por causa de incidente (briga entre torcedores) no intervalo do jogo pelas semifinais do Gauchão de 2015, no Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, é que causou todo esse desequilíbrio.
O Brasil terá que enfrentar o Grêmio em campo neutro, perdendo a condição de jogar num ambiente rubro-negro. Vai jogar num estádio com a maioria de torcedores adversários. Terá ainda que pagar R$ 30 mil de aluguel do Centenário ao Caxias, numa despesa total que pode chegar a R$ 50 mil.
FORA – Além de desse jogo em campo neutro (como se fosse inversão do mando de campo), o time xavante fará ainda mais quatro jogos como visitante em fevereiro: Cruzeiro, em Gravataí, dia 4; Glória, em Vacaria, dia 13; Lajeadense, em Lajeado, dia 21; e São Paulo, em Rio Grande, dia 27.
Em casa, o Brasil terá apenas duas partidas: dia 10, contra o Ypiranga; e dia 24, diante do Aimoré. É importante ressaltar que esse calendário desigual de fevereiro representa metade da primeira fase do Gauchão.
Árbitro
Luís Teixeira Rocha será o árbitro de Brasil e Grêmio, neste domingo, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Aos 35 anos, ele faz parte da categoria A da arbitragem gaúcha e integra o quadro da FGF desde 2006. No ano passado, o árbitro apitou uma partida da Série A do Campeonato Brasileiro e foi um confronto direto contra o rebaixamento: Vasco 1×1 Avaí (os dois acabaram rebaixados) no dia 15 de setembro no Rio de Janeiro.
Os auxiliares de Luís Teixeira Rocha serão Rafael da Silva Alves e Júlio César Rodrigues dos Santos. O pelotense Jean Pierre Lima será o árbitro do jogo entre Passo Fundo e São José, no Vermelhão da Serra. Essa partida será domingo, às 18h.
Escalação
A dois dias da estreia do Brasil no Campeonato Gaúcho não tem nada o que especular sobre a formação da equipe para o jogo com o Grêmio, domingo, no Centenário, em Caxias do Sul. A tendência é que seja escalado o time que encerrou a temporada passada como titular: Eduardo Martini; Wender, Leandro Camilo, Teco e Xaro; Leandro Leite, Washington, Diogo Oliveira e Felipe Garcia; Nena e Cleverson.
A delegação viaja nesta sexta-feira para Caxias do Sul. Amanhã, haverá um treino no local da partida. A diretoria do clube anunciou oficialmente ontem a contratação do lateral-direito Weldinho, 25 anos, que teve passagem por Corinthians, Palmeiras e Sporting/POR.