Brasil faz levantamento para ter Plano Diretor
Há muito tempo se fala da necessidade de o Brasil ter um Plano Diretor, que pudesse ordenar as obras no Bento Freitas, sem ficar na dependência de iniciativas isoladas dos grupos de rubro-negros. Agora, ao que parece, a proposta vai sair do papel para ser colocada em prática. A comissão de obras, que foi reativada recentemente e que tem na presidência Thiago Perceu, está levantando as necessidades do clube, que é o primeiro passo para chegar ao Plano Diretor.
“Estamos pensando o clube quanto às necessidades daqui a cinco, 10, 20, 30 anos, vendo o que é preciso para depois colocar no Plano Diretor”, diz Perceu. De posse desses dados, haverá a elaboração de um edital, chamando empresas de engenharia e arquitetura para produzir projetos. O melhor projeto – adequado à realidade do clube – será levado para aprovação do Conselho Deliberativo. “Essa ideia sempre foi discutida como uma necessidade, mas nunca foi levada adiante”, acrescenta o presidente da Comissão de Obras.
ARQUIBANCADA – Uma das obras prioritárias, a partir deste ordenamento de ações, é a reforma da arquibancada localizada do lado da Avenida Juscelino Kubitschek. O financiamento da obra pode vir por meio do contrato com empresa, que irá construir um posto de gasolina na área de esquina da Gen. Neto com a Juscelino. A tramitação do processo para a construção desse posto está em fase final. A empresa poderá assumir a responsabilidade pela reforma da arquibancada, executando o projeto aprovado pelos rubro-negros.
Enquanto são projetadas as ações futuras, a realidade apresenta a implantação de uma academia no Bento Freitas, cuja utilização deve começar em breve. É uma iniciativa do sócio Pedro Hallal, que conseguiu arrecadar R$ 60 mil para cobrir o investimento. Os R$ 28 mil restantes foram repassados pela Associação Cresce, Xavante!, utilizando o lucro de vendas na Loja Tribo Xavante.
Por iniciativa da diretoria executiva do clube, o Brasil irá realizar outras obras, como a construção de uma nova sala de imprensa e novas instalações para o departamento médico. Por isso, os times visitantes no Bento Freitas irão ocupar o local em que servia de vestiário às equipes das categorias de base do clube. Outra providência é a recuperação do gramado neste período que antecede à disputa da Série D do Brasileiro.