Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

BRASIL : Hora de se mexer fora de campo

06 janeiro
09:14 2021

Por: Henrique König

O período xavante é de transição. A saída de Ricardo Fonseca da presidência e a direção com o presidente Nilton Pinheiro a assumir em fevereiro de 2021. Nomes conhecidos como Cláudio Montanelli, Selmar Pintado, Carlos Renato Moreira e Cláudio Andrea vão constituir a gestão. Neste período, será importante a renovação com atletas do clube.

Lateral-direito Felipe Albuquerque pertence ao Grêmio, mas não descarta permanecer na Baixada
Foto: Divulgação / GE Brasil

A boa campanha na Série B do Campeonato Brasileiro proporciona que o Brasil saiba que o caminho não será a Série C nem a Série A (a não ser que vença todas as partidas e chegue a 11 jogos de invencibilidade). Dessa maneira, é importante abrir negociações com atletas e empresários para definir o futuro dos jogadores. Após o encerramento da Série B em 30 de janeiro, no mês seguinte, com início previsto em 27 de fevereiro, a bola já começa a rolar para o Estadual. A nova direção já manifestou o interesse na permanência do treinador Cláudio Tencati, que negocia nesta semana.

A expectativa é que o Brasil consiga manter pelo menos uma base. A defesa é o aspecto mais positivo, sendo a 3ª melhor da Série B, atrás somente dos líderes por pontos. Goleiros Rafael Martins e Matheus Nogueira vêm de uma grande temporada. Os experientes zagueiros Leandro Camilo e Héverton e principalmente o recém-chegado Diego Ivo se mostram muito importantes, além do polivalente lateral Alex Ruan, que tem a companhia de Mateus Mendes, este último com contrato. No meio campo, os volantes Sousa, Bruno Matias e Pablo, que inclusive atuaram juntos contra a vice-líder Chapecoense, também são pilares da equipe.

As questões mais complexas são dos jovens vindos por empréstimo. O lateral-direito Felipe Albuquerque, do Grêmio, que ainda não confirmou o fico de Orejuela, está valorizado. Outros nomes são os armadores, os meio-campistas Matheus Oliveira, Rafael Vinicius e Thalles. Caso não consiga a permanência, será hora de buscar reposição no mercado. No ataque, é importante a valorização de Luiz Henrique, vindo da base, e buscar substituto para Bruno José, nome mais complicado de ficar no Bento Freitas. Ainda como opções no ataque, os lesionados Poveda e Jarro, que tiveram temporada de regular para boa. A missão é valorizar os da casa e repor as perdas.

Comentários ()

Seções