BRASIL : Linha crescente em dois anos
2013
O Brasil garantiu acesso à primeira divisão gaúcha jogando fora de casa. No dia 7 de julho de 2013, o time treinado por Rogério Zimmermann derrotou o Santo Ângelo por 2 a 0, no Estádio da Zona Sul, em Santo Ângelo. Os gols foram marcados por Alex Amado e Cirilo (foto). O Xavante encerrava naquela tarde de tempo instável um ciclo de quatro anos na segunda divisão – queda que foi consequência do acidente com a delegação rubro-negra em janeiro de 2009.
2014
Depois de garantir retorno à elite do futebol estadual, o Brasil decidiu que era hora de recuperar espaço no cenário nacional. Em 2014 voltou à disputa da Série D, mas com o propósito de subir de divisão. Com uma campanha de regularidade, o time rubro-negro festejou o acesso em Brasília, com vitória nos pênaltis diante do Brasiliense, após derrota de 2 a 1 no tempo normal. O herói dessa jornada histórica foi o goleiro Eduardo Martini (foto), que defendeu dois pênaltis.
2015 (?)
O Brasil pode enfileirar o terceiro acesso seguido em três anos consecutivos. E de novo irá decidir longe do Bento Freitas – exatamente como nos anos anteriores. A vitória de 1 a 0 (gol de Cleverson – foto) diante do Fortaleza no jogo de ida, em Pelotas, deixou o Rubro-Negro com a vantagem para a partida deste sábado, às 16h, no Castelão. Se ganhar ou empatar, o Xavante estará na Série B. Pode até perder pela diferença mínima, desde que marque gol.