BRASIL : Números atestam ofensividade
Os quatro gols marcados contra a Portuguesa transformaram o ataque do Brasil no mais positivo do Campeonato Brasileiro da Série C. Um dos números expressivos da campanha rubro-negra. Em 11 partidas, o Xavante balançou a rede adversária em 21 oportunidades. Quase a metade dos gols é de autoria de Leandrão.
A vocação ofensiva do Brasil se mede em números. E derruba completamente a tese de que o time de Rogério Zimmermann prioriza a marcação. Na verdade, o que caracteriza o Xavante nestes últimos anos é o equilíbrio entre as tarefas de marcar e atacar. A média neste Brasileiro é de 1,9 gol por jogo. A diferença para o concorrente mais próximo nesse quesito é importante. O segundo que mais marcou é o Fortaleza, com 18 gols – três a menos do que a equipe rubro-negra.
Leandrão segue fazendo história na Baixada. Ele tem 10 gols marcados. Mantém o posto de principal artilheiro da competição. Líder e invicto no Grupo B, o Brasil tem o segundo melhor aproveitamento da Série C. O percentual é de 69% – atrás apenas do Fortaleza, que tem 72% e lidera o Grupo A.
A diferença para o quinto colocado subiu para oito pontos. Isso indica a proximidade da classificação para a segunda fase. Já a diferença para o primeiro da zona de rebaixamento é de 17 pontos. Essa distância assegura que o primeiro objetivo já foi conquistado: o de pelo menos se manter na terceira divisão nacional em 2016.
O próximo adversário – sábado, em Curitiba – está na outra extremidade da tabela de classificação. O Guaratinguetá tem só 9% de aproveitamento. São três empates e oito derrotas em 11 partidas.
Xaro e Cleiton voltam sábado
Xaro e Cleiton estão prontos para retornarem ao time do Brasil na partida de sábado, às 11h, no Ecoestádio, em Curitiba, diante do Guaratinguetá. Os dois cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo na goleada de 4 a 1 diante da Portuguesa na segunda-feira em Pelotas. Não há desfalque previsto na equipe rubro-negra.
Embora Brock tenha sido um dos destaques na vitória diante da Lusa – inclusive, marcando um lindo gol -, Xaro deve retornar ao time no sábado. Já Cleiton vem se revezando com Felipe Garcia na função de meia pelo lado direito. Uma disputa que deve seguir aberta no decorrer da semana. Leandrão, Eduardo Martini e Nena estão “pendurados” com dois cartões amarelos.
O Guaratinguetá virou um clube itinerante. Desde o final de julho, o clube do Vale do Paraíba em São Paulo firmou uma parceria com o Atlético/PR. Assim utiliza os jogadores da categoria sub-23 do clube de paranaense e até mudou sua “sede” para Curitiba.