Brasil perde ‘decisão’ com Altos do Piauí e fica na lanterna da Série C
Xavante sofre mais uma derrota e vê distância para sair da zona do rebaixamento aumentar para quatro pontos; faltam cinco jogos para cada clube disputar
Em Teresina, no estádio Lindolfo Monteiro, o Brasil encarou o Altos do Piauí no domingo (10), às 15h, pela 14ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. E saiu derrotado. O Xavante do técnico Thiago Gomes demorou a se acertar em campo e, quando correu atrás do prejuízo, já perdia a partida por três gols. O desconto no final não evitou o desfecho. O Brasil perde por 3×2 e fica na última posição da C, faltando apenas cinco rodadas para o fim. As chances de rebaixamento são enormes.
Com 11 pontos na tabela de classificação, o Xavante enfrenta na sequência duas partidas em casa, na últimas chances para se livrar da queda. No próximo domingo, às 11h, no Bento Freitas, encara o Atlético-CE, na luta dos últimos colocados. Quem perder está praticamente rebaixado. Depois, na rodada seguinte, o Rubro-Negro ainda enfrenta a Aparecidense na Baixada.
No Piauí, tudo deu errado. Começou a dar errado na semana de preparação, com muitas chuvas em Pelotas e problemas na logística, no deslocamento para Teresina. Atraso de voos e suspensão de treinos. Em campo, os problemas começaram também cedo. Aos 2 minutos, Dieguinho abriu o placar para o Altos em jogada bem trabalhada. Chute no canto e 1×0. O Brasil demorava a se ajustar, mas até criou algumas chances. Houve chute bloqueado de Thiago Santos e uma cobrança de falta em que a bola passou próxima do travessão.
Mas, em contra-ataque, o Altos arrumou escanteio. Na cobrança pela direita, Manoel, o centroavante, cabeceou firme, no canto, sem chances: 2×0. A defesa ficou estática e sem reação. Reação que seria primordial na etapa complementar. No segundo tempo, o Brasil fez modificações, mas não conseguia o desconto. Até que Eliélton acertou um chute de longe, a bola veio traiçoeira e Otávio não conseguiu desviar do caminho das redes: 3×0 para os piauienses.
O Brasil acordou em busca de uma pressão final, ao menos indicando que não jogou a toalha na competição. Na insistência, passe na área para Rafael Carvalheira chutar para o desconto: 3×1. E nos acréscimos uma cobrança de falta de Thiago Santos ainda desviou no meio do caminho para sair do alcance do goleirão: 3×2. Thiago Gomes, frenético, pedia o time todo ao ataque nos instantes finais, mas o placar ficou assim definido, na vitória do Altos do Piauí.
Nas explicações, muito desânimo de Arthur Lannes, vice de futebol, e de Thiago Gomes, que comentaram a semana difícil de preparação prejudicada, a perda de Paulo Victor, requisitado pelo Athletico Paranaense para repassá-lo ao antigo adversário, o Operário, na Série B. Sem o atacante, o time também perdeu um titular, embora ele tivesse marcado apenas diante do Ferroviário, naquela vitória por 3×1.
É preciso levantar a cabeça e lutar nas últimas rodadas, enquanto houver bambu, planejar flechas. As duas partidas em sequência em casa mostrarão se o Brasil tem ainda condições de sobreviver a mais um Campeonato Brasileiro sem vencer longe de seus domínios.
FICHA TÉCNICA: ALTOS 3×2 BRASIL
ALTOS: Rafael, Ferrari, Ramon, Lucas Sousa, Dieyson, Valderrama, Tibiri, Dieguinho, Elielton, Manoel e Betinho. Técnico: Fernando Tonet.
BRASIL: Otávio, Lucas Mazetti, Gilberto Alemão, Helerson (Rafael Carvalheira), Rafael Castro, Gabriel Araújo (Jhonnatan), Karl (Pirambu), Macaé, Vini Peixoto (Jonatha Carlos), Mateusinho e Thiago Santos. Técnico: Thiago Gomes.
- ÁRBITRO: Augusto Tisne, com Henrique Ribeiro e Diogo Berndt (trio catarinense)
- GOLS: Dieguinho, Manoel e Elielton (ALT) | Rafael Carvalheira e Thiago Santos (BRA)
- Partida válida pela 14ª rodada da Série C do Brasileiro, disputada no Lindolfo Monteiro, em Teresina (PI)