Brasil perde em casa para Sampaio Corrêa e fica na zona de rebaixamento
Xavante desperdiçou chances, pulou atrás no marcador e apenas descontou na partida em que técnico interino Cirilo comandou a equipe
O duelo ocorreu na sexta-feira (31), encerrando um mês de julho conturbado no estádio Bento Freitas. O Xavante acabou derrotado pelo Sampaio Corrêa pelo placar de 2×1 na Baixada. Os maranhenses abriram 2×0 e o meia Renatinho apenas descontou, tudo ainda no primeiro tempo. Sem forças na etapa final, o Brasil conheceu sua segunda derrota em casa na Série B. Foi o primeiro compromisso sem o treinador Claudio Tencati, que dirigiu o Rubro-Negro pelotense nos últimos 10 meses, desde a virada de turno da Série B 2020.
O Xavante caiu para o 19º lugar da B em 2021, ainda com 12 pontos, à frente apenas do último colocado Confiança, que tem 10. Outros ingressantes do Z4, Cruzeiro e Londrina empataram por 2 a 2 e somam 13 pontos cada.
Na semana em que o técnico Claudio Tencati deixou oficialmente o comando do Xavante na quinta-feira, antevéspera da partida, o Brasil do interino Cirilo resgatou alguns nomes arquivados pelo ex-comandante. O volante Douglas Araújo e o centroavante Junior Viçosa estiveram no banco de reservas para o início de jogo.
O Xavante foi envolvente no começo, mas faltou o principal: o gol. Aos 6 minutos, jogada de Fabricio e arremate de Renatinho, para fora. Aos 8’, outra ótima chance com o lateral-esquerdo Kevin servindo Netto, que girou, finalizou e também errou o alvo. Era pressão rubro-negra: aos 10’, dessa vez foi Renatinho quem serviu o artilheiro do Brasil até aqui, Fabricio, que mandou para fora. A blitz na largada do tempo não resolveu para o Xavante.
O Sampaio passou a entender o jogo e colocou as garras de fora. Até que aos 35 minutos, Jean Silva, ex-Brasil, abriu o placar para os visitantes: 1×0. Mal deu tempo de digerir o gol sofrido e o Xavante levou outro. Aos 39’, pênalti para o Sampaio. O Tricolor converteu o segundo gol com o artilheiro Ciel, sem chances ao goleiro Matheus Nogueira: 2×0.
Aos 45’, no apagar das luzes da etapa, Renatinho se redimiu dos gols perdidos e fez o seu primeiro pelo Rubro-Negro: 2×1 para o Sampaio. A jogada passou por Gabriel Pierini, assistência de Fabricio e o gol do meio-campista Renatinho, pela primeira vez entre os titulares na Baixada.
Na etapa final, queda no ritmo e na intensidade na busca pelo empate. Cirilo mexeu com Lucas Santos no lugar do volante Romulo e com Gabriel Terra, que entrou bem, no lugar de Netto. Lembrando que os volantes Denilson e Bruno Matias estiveram ausentes por machucados.
Aos 24’, Fabricio, na qualidade técnica cruzou e Ramon cabeceou para fora. Foi a última tentativa do “Ramonstro” assustar o Sampaio. No minuto seguinte ele saiu para o reingresso de Junior Viçosa na equipe, após o arquivamento com Claudio Tencati.
Com um jogo tumultuado entre duas das equipes que mais cometem faltas na Série B, os cartões subiram, mas a bola não foi mais parar na rede. O Brasil não encontrou forças para pontuar no Bento Freitas pela 14ª rodada. Com o resultado, o Xavante tem apenas duas vitórias, seis empates e agora sete derrotas.
FICHA TÉCNICA: BRASIL 1×2 SAMPAIO CORRÊA
BRASIL: Matheus Nogueira; Vidal, Leandro Camilo, Alan Dias e Kevin; Romulo (Lucas Santos), Pierini (Welinton Torrão), Renatinho, Fabricio, Netto (Gabriel Terra) e Ramon (Jr. Viçosa). Técnico: Cirilo.
SAMPAIO: Luiz Daniel; Luis Gustavo, Joécio, Nilson Junior e Zé Mario; Betinho, Ferreira, Eloir (Mauro Silva), Nadson (Romarinho), Ciel (Roney) e Jean Silva. Técnico: Felipe Surlan.
- ÁRBITRO: Lucas Torezin (PR)
- GOLS: Jean Silva e Ciel (SAM) e Renatinho (BRA)
- Partida válida pela 15ª rodada, disputada no estádio Bento Freitas, em Pelotas