Brasil perde para Alemanha e está fora da Olimpíada no Basquete
Por: Henrique König
A seleção brasileira masculina de basquete está fora da Olimpíada de Tóquio 2021. No torneio pré-olímpico disputado na Croácia, o Brasil havia vencido o México no sábado, mas, na grande decisão em que valia a vaga para os Jogos no Japão, o selecionado verde e amarelo perdeu para Alemanha. O placar final ficou em 75 a 64.
O Brasil masculino é comandado pelo croata Aleksandar Petrovic. Mas competir no país de origem do treinador não deu sorte aos brasileiros. Ao menos na final do torneio. Após uma boa disputa, em que foi líder do Grupo A, o Brasil passou do México na semifinal, até com facilidade. A Alemanha havia eliminado a dona da casa Croácia na outra semi. A decisão entre as seleções ocorreu no domingo, com início às 14h30.
O primeiro tempo foi bastante disputado, com muito equilíbrio e leve vantagem alemã. Mas logo se via que o jogo ofensivo brasileiro não funcionava na ocasião. Foram muitos desperdícios em arremessos de três pontos que teimavam em não cair na cesta. Com muitos erros no ataque, inclusive faltas ofensivas, o Brasil foi se distanciando do placar. Despedida melancólica para Anderson Varejão, pivô brasileiro que é ídolo no Cleveland Cavaliers, pelo qual já conquistou a Liga Norte-Americana, a NBA. Aos 38 anos, ele não conseguiu conduzir o time em quadra. Marcelinho Huertas, Vitor Benite e Alex Garcia também ficaram abaixo do esperado na final.
Destaque para o pivô alemão Moritz Wagner, com 28 pontos e seis rebotes na partida. Varejão terminou o jogo com 14 pontos, sendo o maior pontuador do lado brasileiro. Alex Garcia anotou 10 e os jogadores Benite e Caboclo terminaram com 9 pontos cada. Na Alemanha, também foram bem o atleta Robin Benzing, com 13 pontos, e o armador Maodo Lo, com 10 pontos e mais cinco assistências na partida.