Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

Notícias

Brasil perde para Botafogo e afunda com quatro derrotas consecutivas

16 agosto
09:05 2021

Xavante segue na lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro e encerra o turno contra o CSA, no Bento Freitas

Por: Henrique König

O Xavante foi ao Rio de Janeiro e acabou derrotado para o Botafogo, pelo placar de 1×0, gol marcado pelo experiente zagueiro argentino Joel Carli, ainda no primeiro tempo. A partida foi disputada às 18h15, de domingo (15). Com o resultado, o Rubro-Negro fica com 12 pontos em 18 jogos disputados, rendimento que o deixa na lanterna. São seis pontos para dentro do Z4 da competição. O 16º é o Cruzeiro, com 18.

Xavante segue na lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro e encerra o turno contra o CSA, no Bento Freitas

Na próxima rodada, o Brasil recebe o Sportivo Alagoano, CSA, na quinta-feira (19), às 21h30, na Baixada. O jogo é válido pela 19ª e última rodada do primeiro turno da Série B.

No Rio de Janeiro, o primeiro tempo no estádio Nilton Santos foi equilibrado. O Botafogo não conseguia se impor no jogo e o Xavante teve as duas melhores chances na primeira metade, mas não as converteu. É o problema do frágil ataque da equipe, que ainda não balançou as redes sob o comando do técnico Cléber Gaúcho. Nos últimos quatro jogos, marcou apenas um gol.

E a qualidade do Botafogo decidiu o jogo em boa triangulação. Em troca de passes do meio para esquerda, assistência precisa para Joel Carli, na linha da pequena área, completar o golpe: 1×0, no final da primeira etapa. O Brasil ainda tentou em cobrança de falta de Renatinho. Ele bateu rasteiro, procurando o canto do goleiro, mas mandou a bola para fora, antes do apito do árbitro para o intervalo de partida.

SEGUNDO TEMPO

Aos 7 minutos, Hugo cobrou uma falta da meia lua da grande área, a bola desviou e passou caprichosamente ao lado da trave. Era um início de etapa com pressão botafoguense, tentando definir o resultado. Foram muitas faltas próximas da área para o time carioca.

Aos 15’, o Brasil encontrou troca de passes positiva, Kevin cobrou escanteio, Netto cabeceou e a bola passou perto, para fora. O ímpeto botafoguense parou e o Brasil, caso se reestruturasse melhor na partida, poderia almejar o empate. O time da casa tinha dificuldades de armar ataques convincentes, com sequências lógicas de passe.

Aos 26’, o Botafogo deixava a bola com o Brasil para buscar explorar o contra-ataque. Em saída rápida, o atacante encarou Matheus Nogueira, mas o goleiro xavante fechou bem o espaço para salvar na finalização. Cléber Gaúcho observou e trocou o meio campo com Romulo e com a estreia de Diego Gomes, volante que veio do futebol português.

Para o final do jogo, Ramon foi a última esperança para tentar algum gol salvador na companhia de Junior Viçosa. O acréscimo para a partida foi estendido em seis minutos, indo até os 51’. Na última chance, Gabriel Terra cobrou a falta e mandou para fora. Encerrando no Rio de Janeiro, a quarta derrota consecutiva do Xavante no Campeonato Brasileiro.

RISCO DE QUEDA: com 12 pontos na tabela, Brasil precisa vencer o CSA para terminar o primeiro turno com 15 pontos. Ou seja, precisa do dobro de pontos do primeiro turno no segundo turno: fazer cerca de mais 30 pontos. A matemática, a qualidade do grupo e todos os fatores são inimigos do Grêmio Esportivo Brasil na Série B.

FICHA TÉCNICA: BOTAFOGO 1×0 BRASIL

BOTAFOGO: Diego; Borges, Kanu, Joel Carli (Gilvan) e Hugo; Luis Oyama, Pedro Castro, Diego Gonçalves (Ênio), Marco Antônio (Warley), Hugo, Chay (Matheus Frizzo) e Rafael Navarro (Rafael Moura). Técnico: Enderson Moreira.

BRASIL: Matheus Nogueira; Oliveira, Camilo, Arthur Henrique e Paulinho; Denilson (Romulo), Wesley (Diego Gomes), Renatinho (Gabriel Terra), Kevin (Ramon), Netto (Vidal) e Jr. Viçosa. Técnico: Cléber Gaúcho.

Partida válida pela 18ª rodada da Série B do Brasileiro, disputada no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Comentários ()

Seções