Brasil : Quase pronto para Série D
Faltando 76 dias para o início do Campeonato Brasileiro da Série D, o Brasil está com o elenco praticamente pronto para a competição. Um grupo muito parecido com o que foi Campeão do Interior na última edição do Gauchão. E mais do que isso: a repetição da base, que vem desde a metade da temporada de 2012. A sequência surge como prenúncio de uma boa campanha na competição nacional.
Como no Brasil tudo parte de um critério lógico, o técnico Rogério Zimmermann aponta a necessidade de ter dois jogadores para cada posição. Desta maneira haveria a carência de dois meias, já que Túlio Souza não acertou ainda a renovação de contrato com o clube, embora a negociação se mantenha aberta; e Cleiton sofreu uma lesão no joelho direito e terá pelos menos por seis meses de recuperação.
Nas demais posições, o Brasil já conta com duas opções. No gol, Eduardo Martini foi contratado para substituir Luiz Müller, que se transferiu para o Sampaio Correa. O goleiro foi o único titular a deixar o Xavante para jogar em outra divisão superior à Série D do Brasileiro. O reserva de Luiz Müller desde meados de 2012, Anderson, segue no clube. Da mesma forma em que permanecem os laterais direito Raulen e Wender.
Os quatro zagueiros são “velhos” conhecidos da torcida: Cirilo, Fernando Cardozo, Ricardo Schneider e Ricardo Bierhals. Na esquerda segue Rafael Forster. A vaga de Edu Silva, que não renovou contrato, será preenchida por Billy. O lateral se machucou no começo da temporada de 2013 e só agora terá condições de jogar. Os quatro volantes são de inteira confiança: Leandro Leite, Washington, Nunes e Márcio Hahn.
Nas meias, a presença de dois jogadores que foram pouco aproveitados no Gauchão: Léo Dias e Gustavinho. No ataque, o Brasil ganha a segunda opção de velocidade com a contratação de Felipe Garcia. O ex-Pelotas fará uma interessante disputa pela posição com o rápido Alex Amado. Da mesma forma que se projeta uma “briga” parelha pela camisa nove entre os goleadores Gustavo Papa e Nena. O Rubro-Negro pode até não subir para a Série C, mas não há dúvida que começa bem o Brasileiro.
Com tempo de casa : Wender chega a Pelotas e espera continuar sua história no Brasil
Wender está motivado para continuar sua história no Brasil. Ele é o jogador com mais tempo de casa no clube. Está no Bento Freitas desde dezembro de 2012. Na noite desta sexta-feira, o lateral e volante chegou à cidade com a expectativa de fazer parte do grupo rubro-negro no Campeonato Brasileiro da Série D. Não assinou ainda a renovação do compromisso contratual.
“Verbalmente está tudo acertado, mas amanhã vou ao clube para definir tudo certinho”, disse o jogador, que, a exemplo do final do ano passado, foi um dos últimos a renovar contrato. Wender Almeida da Silva, 35 anos, retornou de sua cidade natal (Santa Helena) no estado de Goiás. “Deu para descansar, mais do que o necessário. Estou louco para voltar a treinar”, afirmou.
A utilidade de Wender é comprovada com a presença assídua nos jogos. Seja na função de volante ou lateral (ele jogou as últimas competições na lateral-direita), a eficiência do jogador tem garantido vaga na equipe de Rogério Zimmermann. “Desde que cheguei ao Brasil, em aproximadamente 150 jogos, eu participei de mais de 120 partidas”, comemora.
“É muito importante ficar tanto tempo num clube, onde a cobrança é grande. Passamos por muitos momentos de dificuldades, inclusive, financeiras. Mas tivemos também grandes conquistas”, destaca o jogador. Agora, o Brasil tenta garantir a permanência do meia Túlio Souza. O único titular que ainda não renovou contrato.