BRASIL : Segundo turno, nova fase
Brasil tenta repetir boa atuação diante do Guarani, nesta sexta-feira, no Bento Freitas, para avançar na tabela da Série B
Começar bem o segundo turno, confirmando uma nova fase no Campeonato Brasileiro da Série B, é o objetivo do Brasil nesta sexta-feira, às 19h15, no Bento Freitas, contra o Guarani. Uma vitória faz o time rubro-negro entrar possivelmente na “primeira página” da tabela de classificação, figurando entre os 10 melhores colocados. Já o adversário passa por um momento de instabilidade, pois não vence há seis partidas.
Na rodada passada, diante do Criciúma, em Santa Catarina, o Brasil fez uma das melhores atuações desta temporada – só equivalente à da vitória contra o Juventude em Caxias do Sul. Ganhou a partida por 2 a 1, com equilíbrio: consistência defensiva, posse de bola (quando possível) e velocidade no ataque. O resultado fez o Xavante avançar para a 15ª posição, com 24 pontos (quatro de distância para a zona de rebaixamento).
O técnico Clemer ressalta a expectativa favorável para a partida contra o Bugre de Campinas. “A expectativa é boa, até pelo clima que está se formando para esse jogo. Se a gente ganhar cria uma consistência de equipe para buscar o nosso objetivo”, diz o treinador.
Um resultado prático do trabalho de Clemer no Bento Freitas é o estancamento da sangria defensiva, embora o Brasil siga com a pior defesa da competição. Porém, nos quatro jogos do time – desde que treinador chegou ao clube – foram apenas três gols sofridos. A defesa xavante nunca mais levou mais do que um gol na mesma partida.
O Guarani tem sido um visitante indigesto no Bento Freitas. Nunca perdeu para o Brasil. Em 2008 houve dois empates em jogos pela Série C do Brasileiro e, em 2015 – pela mesma série -, o Bugre ganhou por 2 a 1. A vitória foi assegurada com um gol olímpico de Fumagalli quase no final do jogo. No primeiro turno desta série B, o Guarani ganhou por 2 a 0 no Brinco de Ouro.
Cautela com Rafinha indica Nem no time
Rafinha está recuperado de lesão e era apontado como o principal candidato a entrar na equipe do Brasil, hoje, diante do Guarani, no Bento Freitas, ocupando a vaga aberta pela ausência de João Afonso – suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A tendência, no entanto, é que o meio-campista fica como alternativa no banco de reservas. Foi o que indicou Clemer na entrevista coletiva de ontem.
“Temos que ter um pouco de cuidado com o Rafinha, porque ele está voltando de lesão. Nessa hora é necessário se ter cautela, embora seja uma das possibilidades”, afirmou o treinador. Desta forma aumenta a chance de Nem ser o escolhido e assim o Brasil pode voltar a jogar no 4-1-4-1, com Itaqui e Nem pelo centro; e os rápidos Marcinho e Juninho fazendo os lados do campo. Lincom está confirmado no comando de ataque.
Guarani passa por pior fase
O Guarani protagonizou com o Juventude uma disputa parelha pela liderança da Série B na primeira metade do primeiro turno. Como o concorrente pela ponta da tabela de classificação, o Bugre perdeu espaço. O time atravessa seu pior momento na competição – sem vencer há seis rodadas. A última vitória ocorreu no dia 1º de julho, quando bateu o ABC por 1 a 0 em Natal.
Apesar do momento ruim, o técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, se nega de falar em rebaixamento – até porque, o Guarani está com 28 pontos em sexto lugar. “É muito cedo para falar em rebaixamento. Temos que falar em boa pontuação. Neste momento, nós vamos buscar lá em cima”, afirmou. A equipe vai jogar desfalcada do zagueiro Genilson e do volante Evandro, que estão suspensos; e do meia-atacante Bruno Nazário, que foi vetado pelo departamento médico.
SÉRIR B – Das três partidas marcadas para esta sexta-feira pela 20ª rodada do Brasileiro da Série B, o destaque fica para o duelo do líder contra o lanterna, às 21h30, no Independência em Belo Horizonte. O América/MG está em primeiro lugar, com 33 pontos, enquanto o Náutico segue na última posição, com 14 pontos. Porém, o Timbu ganhou seus dois últimos jogos (contra Vila Nova e Luverdense).
Além de Brasil e Guarani em Pelotas, o outro jogo é do Vila Nova contra o Boa Esporte, no Serra Dourada. A equipe goiana está na terceira colocação e a mineira defende liderança de 12 jogos.
BRASIL
Marcelo Pitol
Eder Sciola
Leandro Camilo
Teco
Breno
Leandro Leite
Itaqui
Nem
Juninho
Marcinho
Lincom
Técnico: Clemer
GUARANI
Leandro Santos
Kevin
Everton Páscoa
Diego Jussani
Gilton
Betinho
Lenon
Richarlyson
Luiz Fernando
Fumagalli
Eliandro
Técnico: Vadão
Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas
Data: 11/8/2017
Horário: 19h15
Preço dos ingressos: R$ 60 (idosos e estudantes pagam a metade)
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone (RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ)
Quarto árbitro: Eleno Todeschini (RS)