Brasil tenta interromper sequência ruim em casa para encaminhar de vez sua permanência na Série B do Brasileiro
Bem mais perto de garantir seu objetivo, que é a permanência na Série B do Brasileiro, o Brasil tenta quebrar a sequência negativa como mandante na competição. O time perdeu os últimos três jogos realizados no Bento Freitas. O desafio desta terça-feira, às 19h15, é diante do Vila Nova, que é postulante à vaga na primeira divisão. Uma vitória nesta 35ª rodada praticamente assegura o Xavante na segunda divisão nacional de 2019.
Com 40 pontos – cinco de distância para o Juventude, que é o primeiro time do Z-4 -, o Brasil vê finalmente se dissipar a angustia que o acompanhou em quase toda a competição. Já o Vila Nova encara uma outra perspectiva: a de subir para a primeira divisão. O time goiano está com 52 pontos (dois a menos do que o Goiás), ocupando a quinta colocação na tabela de classificação.
Desde o retorno do técnico Rogério Zimmermann, o Brasil faz uma campanha que contraria a lógica: ganha fora e perde em casa. Em seis jogos como visitante, a equipe rubro-negra ganhou quatro (Sampaio Correa, Ponte Preta, Criciúma e Juventude) e perdeu duas (Londrina e CSA). Em Pelotas, os números são inversos: uma vitória (CRB) e três derrotas (Oeste, Fortaleza e Atlético/GO).
MAIS OPÇÕES – Zimmermann tem um argumento a mais para esconder a escalação do Brasil. Alguns jogadores – antes desacreditados ou com poucas chances no time – têm dado a resposta nestas últimas partidas. Depois de recuperar Diego Miranda, Welinton Junior e Heverton, o treinador resgatou na reserva Lourency e Leo Bahia – o último marcou o gol da vitória por 1 a 0 diante do Juventude, quinta-feira, em Caxias do Sul.
Quem volta ao time é o capitão Leandro Leite, que cumpriu suspensão no jogo passado. É provável que Wallace Pernambucano siga no comando de ataque e que Welinton Junior retorne ao time, depois de ter cedido lugar para Lourency no jogo passado.
Histórico
Brasil e Vila Nova subiram juntos para a Série B em 2015. Os dois se enfrentaram nas semifinais da competição, com dois empates e vantagem dos goianos nos pênaltis. Nas últimas temporadas, as duas equipes fizeram jogos de bastante gols no Bento Freitas. Em 2016 houve empate por 2 a 2 – gols de Felipe Garcia (dois) para o Xavante, enquanto Reginaldo e Robston marcaram para os goianos.
No ano passado, o Brasil (ainda treinado por Zimmermann) fez 3 a 0 no Vila Nova, com gols de Lincom (dois) e Rafinha. No primeiro turno deste ano houve empate por 0 a 0 em Goiânia.
Rodada pode ter campeão e rebaixado
A 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro pode definir o campeão e o primeiro rebaixado nesta terça-feira. O Fortaleza tem a chance de comemora o acesso – assegurado no sábado, com a vitória por 2 a 1 diante do Atlético/GO – com o título da competição. Já o Boa pode fechar a rodada matematicamente na Série C de 2019.
O Fortaleza assegura o título da Série B em caso de vitória diante do CSA, que é o segundo colocado. Nessa hipótese irá abrir 10 pontos de vantagem sobre o rival, faltando apenas três rodadas para o final da competição. O jogo será realizado às 21h30 no Castelão em Fortaleza.
O Boa enfrenta a Ponte Preta em Campinas. Caso seja derrotado e o CRB pontue no jogo diante do Juventude em Maceió, o rebaixamento do time de Varginha está consumado. Pode até empatar, que assim mesmo cairá se o CRB vencer sua partida.
Os jogos desta terça-feira: 19h15 – Brasil x Vila Nova, Atlético/GO x Avaí e Londrina x Criciúma; 20h30 – Ponte Preta x Boa e São Bento x Coritiba; 21h30 – Figueirense x Guarani, Fortaleza x CSA, CRB x Juventude e Paysandu x Oeste.
Vila Nova teve empate frustrante
O nono empate em casa – 0 a 0 com o Paysandu na última rodada – frustrou a expectativa da torcida Vila Nova. Caso tivesse vencido esse jogo, o time treinado por Hemerson Maria teria encostado no rival Goiás, que é o quarto colocado. Apesar desse resultado inesperado, o Colorado segue sonhando com o acesso. Seus jogos restantes são contra Figueirense e Criciúma no Serra Dourada, e São Bento, em Sorocaba– naturalmente depois que passar pelo Bento Freitas.
No ano passado, o Vila Nova andou perto do G-4, mas a expectativa de acesso foi adiada. Terminou a competição na sétima posição – seis pontos atrás do Paraná, que foi o quarto colocado.
Na partida de hoje, Hemerson Maria não poderá contar com o volante Washington, que está suspenso. Moacir, que foi o lateral direito no jogo passado, passa para o meio-campo – até porque o titular Maguinho retorna ao lado direito da defesa. Outro desfalque é o Wellington Reis, que está lesionado. A expectativa é que Mateus Pasinato siga no gol, ganhando a vaga de Rafael Santos, que foi expulso contra o Londrina ao agredir um jogador adversário. Além do cartão vermelho, a agressão resultou no pênalti que determinou a vitória do time paranaense.
BRASIL
Marcelo Pitol
Eder Sciola
Leandro Camilo
Heverton
Alex Ruan
Leandro Leite
Itaqui
Diego Miranda
Welinton Junior
Rafael Gava
Wallace Pernambucano
Técnico: Rogério Zimmermann
VILA NOVA
Mateus Pasinato
Maguinho
Wesley Matos
Diego Giaretta
Gastón Filgueira
Geovane
Moacir
Mateus Anderson
Alan Mineiro
Juninho
Rafael Silva (A. Henrique)
Técnico: Hemerson Maria
- Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas
- Data: 6/11/2018 (terça-feira)
- Horário: 19h15
- Preço dos ingressos: arquibancada – R$ 20; idosos e estudantes – R$ 10
- Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
- Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
- Quarto árbitro: Douglas da Silva (RS)
Classificação