Brasil vence Confiança e continua decolando na tabela da Série B
Bruno José marca seu quinto gol pelo Xavante, time engata sequência invicta e encerra ano com pé direito no Bento Freitas
Por: Henrique König
O Brasil recebeu o Confiança do Sergipe pela 31ª rodada da Série B do Brasileiro, no último jogo do ano. A última partida do Bento Freitas em 2020 foi frenética, eletrizante, movimentada e terminou com a vitória rubro-negra por 1×0, gol marcado por Bruno José no último minuto do primeiro tempo. O Xavante sobe a 43 pontos, ingressa na parte de cima da tabela, fica a 6 do G-4 e se permite sonhar alto. Na próxima, duela fora de casa contra a líder Chapecoense.
O Brasil teve a volta de Dellatorre no ataque, recuperado de lesão muscular. No primeiro tempo, um jogo franco, repleto de alternativas. As duas equipes queriam a vitória, para ainda permitir o sonho de um distante acesso para Série A. O Confiança quase guardou com Vila, de fora da área, buscando o ângulo da meta de Rafael Martins. O Brasil respondeu com um chute de fora, o goleiro Rafael do Confiança salvou com a perna, a bola sobrou para Héverton, que cutucou para o gol, mas o zagueiro Mancini tirou sobre a linha para os sergipanos.
Na transição rápida, dois lançamentos para Bruno José não conseguiram ir para rede. Em uma, não conseguiu dominar. Em outra, ingressou em diagonal para grande área e chutou sobre o goleiro Rafael, que espalmou. Do outro lado, Guilherme Castilho, o homem da bola parada, cobrou falta frontal e a bola passou perto da meta de Rafael Martins. O jogo era cheio de chances. Nos acréscimos, Matheus Oliveira ainda finalizou uma sobre a marcação. No ataque
do Confiança, Ari Moura finalizou, a bola desviou em Héverton e saiu em escanteio. O Confiança perdeu a bola no escanteio, Bruno José disparou, atravessou o campo, chutou, a bola raspou no zagueiro adversário e tirou o arqueiro da jogada: 1×0 para o Brasil, aos 48 do primeiro tempo.
A vantagem da efetividade deu tranquilidade para a ida ao intervalo. Na volta, o Confiança veio com tudo. Chegou a acumular cinco escanteios em 13 minutos. Em pelo menos dois deles, muito perigo. Na primeira, o zagueiro Luan Bueno raspou de cabeça e Renan Gorne, impedido, errou em bola debaixo das traves.
O Confiança não conseguiu manter o ritmo frenético, porque Tencati renovou o fôlego e voltou a medir forças no meio campo. Entraram Pablo e R. Vinicius para apoiar. Matheuzinho veio mais para o final do jogo. O Confiança perdeu ótima chance quando Martins saiu jogando errado, Alyson ficou frente a frente com a meta, mas finalizou raspando a trave, para fora. No outro lado, Bruno José puxou contra-ataques, mas nada de ampliação. Na última jogada, explorando espaços, cruzamento na medida para Luiz Henrique, que tirou do goleiro, mas mandou na trave. Na base do abafa, os sergipanos tentaram a última pressão, mas não conseguiram empatar.
Outra boa atuação do Brasil, subindo para primeira página da tabela da Série B, com quatro jogos de invencibilidade na sequência e só uma derrota no Bento Freitas na segunda divisão. Agora encara a líder Chapecoense fora de casa.
FICHA TÉCNICA: BRASIL 1×0 CONFIANÇA
BRASIL: Rafael Martins; Felipe, Diego Ivo, Héverton e Alex Ruan; Sousa, Bruno Matias (Pablo), Matheus Oliveira (Matheuzinho), Bruno José, Luiz Henrique e Dellatorre (Rafael Vinicius). Técnico: Claudio Tencati.
CONFIANÇA: Rafael, Thiago Ennes, Luan Bueno, Mancini e Everton (Djalma Silva); Serginho (Tiago Luis), G. Castilho, Iago, Ari Moura, Rafael Vila e Renan Gorne (Bruno Paraíba).
- ÁRBITRO: Vinicius Furlan (SP)
- GOL: Bruno José (48’/1º)
- EXPULSÃO: Ari Moura (CON)
- Partida válida pela 31ª rodada, disputada no Bento Freitas, em Pelotas