Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Brasil vence Juventude e volta às semifinais do Gauchão após quatro anos

Brasil vence Juventude e volta às semifinais do Gauchão após quatro anos
14 março
09:09 2022

Por: Henrique König

O que você faz em 25 segundos? O que é possível fazer em 25 segundos? Em 25 segundos, o Brasil conquistou o resultado de 1×0, que lhe garantiu nas semifinais do Campeonato Gaúcho após quatro anos. O duelo contra o Juventude, válido pela última rodada da fase de classificação ocorreu no estádio Bento Freitas, no sábado (12), às 16h30, mesmo horário para todas as partidas. O Xavante do técnico Jerson Testoni lutava pela vaga às semi enquanto o Jaconero do estreante Eduardo Baptista lutava para não cair.

Com o resultado aliado, o Brasil garantia a vaga para a semifinal do Gauchão.

Com bom público, mas longe da lotação no Bento Freitas, o Brasil enfrentou o adversário que está na Série A do Campeonato Brasileiro. Mas a situação adversa do Juventude poderia jogá-lo para segunda divisão gaúcha. O Xavante formulou uma estratégia ofensiva, iniciando com Luizinho, Bruno Paulo, Thiago Santos e Paulo Victor. Marllon recuou bastante e ajudou Ruan na saída de bola e também na contenção adversária. O atacante Bruno Paulo também teve seu papel tático muito elogiado, na marcação referente ao habilidoso meia Darlan, do Juventude.

Foi no primeiro minuto de bola rolando que o cruzamento da esquerda encontrou Thiago, ele matou a bola no peito, ajeitou, escapou do desengonçado Rafael Forster e chutou no canto, sem chances ao goleiro César: 1×0 para o Brasil.

Festa na Baixada, dever de casa sendo feito. O Brasil passou a fase classificatória invicto no Bento Freitas, com três vitórias e três empates. Mas, para além do resultado positivo na Baixada, o Xavante precisava de um gol do São José sobre o Novo Hamburgo para jogar as semifinais. Do outro lado, o desespero do Juventude só não foi maior porque o rival Caxias venceu o adversário direto do Ju, o União Frederiquense. O Caxias de Rogério Zimmermann foi empilhando gols: um, dois, três sobre o rebaixado time de Frederico Westphalen. União e Guarany de Bagé, os dois times que subiram da A-2 na temporada anterior, retornam para Segundona.

O Juventude mesmo assim somou muitas chances de marcar o empate. O paraguaio Isidro Pitta era dos mais interessados e deu trabalho à defesa rubro-negra. O goleiro Marcelo, mais uma vez, esteve entre os destaques. O arqueiro colecionou defesas na primeira e na segunda etapa. O Brasil apostava no poderio ofensivo do início do jogo, como ele logo deu resultado, pôde administrar mais a partida no decorrer do tempo. A ansiedade na Baixada se transformou em euforia quando aos 26’ do segundo tempo no Passo d’Areia, Everton Bala marcou o gol necessário: São José 1×0 Novo Hamburgo.

Com o resultado aliado, o Brasil garantia a vaga para a semifinal do Gauchão. O adversário da semi será o líder Ypiranga de Erechim. Este ano as equipes se enfrentaram no Bento Freitas e houve o empate por 1×1. Injusto, pois o Brasil foi bem melhor ao longo dos 90 minutos. Mas o futebol nem sempre bebe da fonte da justiça. Justa pode ser considerada a recompensa pela forma de trabalhar na Baixada. O Brasil batalhou muito ao longo da primeira fase, reconstruiu o time do zero, conseguiu fazer uma boa pré-temporada, mas sofreu com lesões e também reclamou da arbitragem em algumas partidas. Porém, a única derrota foi para o Caxias: 4×0 no estádio Centenário, encarado desde os jogos seguintes como um cenário atípico ao desempenho médio do Xavante.

Foram três vitórias, sete empates e apenas essa derrota. O time não venceu fora de casa, mas não perdeu em seus domínios. Em uma Baixada que ecoou gritos de apoio e comemoração mais uma vez, o Brasil se apronta para a fase semifinal. No próximo domingo, às 20h30, o time recebe o Ypiranga de Erechim. O jogo de volta fica para o meio de semana, no estádio Colosso da Lagoa, no norte do estado.

O Brasil, desde que voltou da Série A-2 para disputar o Gauchão 2014, conseguiu alcançar a fase semifinal quatro vezes: 2014, 2015, 2018 e agora em 2022. Em 2014 foi eliminado pelo Grêmio, em 2015 pelo Inter e em 2018 foi vice-campeão duelando com os gremistas.

O Xavante foi considerado o melhor do interior em 1919, quando foi o primeiro campeão gaúcho, nos três vices em 1953, 1954, 1955, depois em 1963, 1983, 1984, 1998, 2014 e 2018. Vai duelar diante do Ypiranga de Erechim pela vaga na final. O eliminado na ocasião será apontado como o ‘campeão do interior’.

Na outra semifinal, mais dois clássicos Gre-Nal, como era previsto. No único da temporada até aqui, a vitória foi do Internacional, com gol de David, por 1×0, na casa colorada. O primeiro mando é no Beira-Rio e a partida de volta ocorre na Arena, ambas as partidas em Porto Alegre.

 

Comentários ()

Seções