BRASILEIRO DE KARATÊ : Pelotenses somam medalhas por equipes
Por: Henrique König
As meninas pelotenses que participaram do Campeonato Brasileiro de Karatê, em São Paulo, voltaram com medalhas. No individual, elas não conseguiram chegar ao pódio, mas pelas equipes gaúchas, medalharam. Maria Eduarda Benet, 17 anos, conseguiu o ouro por equipes e Alana Lemos, 20, foi medalha de bronze em sua categoria.
A competição por equipes são disputas de um estado contra o outro. São três atletas para cada lado, com direito a uma reserva. Quem vencer mais lutas passa adiante. Maria Eduarda foi campeã com o Rio Grande do Sul. Alana ficou em terceiro lugar.
“Elas estão em nível de competições internacionais. Eduarda já foi terceiro lugar em Pan-Americano em 2019. Tem vários Campeonatos Brasileiros disputados, sempre entre as três melhores. Já compete há alguns anos, uma aposta da Federação Gaúcha para quando chegar à idade adulta. Alana tem 20 anos e está começando a ter mais experiência. Lutou contra uma atleta paulista mais velha, mais experiente, mas lutou de igual para igual no individual”, comentou o treinador Jeferson Vieira.
“O campeonato superou minhas expectativas, foi uma experiência incrível. Foram dias de treinamento intenso em que conseguimos adquirir muito conhecimento pra trazer pro nosso Dojo (local onde treinam) e evoluir nosso Karatê. Voltamos para Pelotas com muita vontade de treinar para melhorar cada dia mais, dando o nosso máximo e buscando cada vez mais aprendizado”, alegou a atleta Alana Lemos.
Segundo Jeferson, o objetivo maior da Academia Hiryu Kan é participar do próximo Campeonato Mundial no Japão, que está sendo adiado para 2023. Antes disso, existe o Pan-Americano de Santiago, no Chile, ainda este ano. “Nos próximos desafios, há o Sul-Sudeste e o Estadual a serem disputados na cidade de Marau, em 19 e 20 de junho, ou seja, em menos de um mês. Estamos treinando firmes e fortes para nos destacarmos nessa próxima também.”