BRIGADA : Ações da Operação Hoplitas no combate à criminalidade
A Brigada Militar está divulgando os resultados de mais uma etapa da Operação Hoplitas. O trabalho foi desencadeado, durante três dias, em mais de 240 municípios gaúchos.
Nos dias 6, 7 e 8 deste mês, a Brigada Militar deu continuidade à Operação Hoplitas. Durante a operação, realizada em 241 municípios do Estado, conforme prioridades indicadas pela área de inteligência, foram abordadas 4.823 pessoas.
No trabalho, os policiais militares também realizaram a abordagem de 2.060 veículos. Além disso, também houve a fiscalização de 32 estabelecimentos.
Com o objetivo de trabalhar no enfrentamento de delitos violentos, cujos índices são tabulados no contexto do Programa RS Seguro, a Operação Hoplitas foi concebida pelo comando-geral da instituição.
A meta é contribuir para a redução do número de homicídios, latrocínios e crimes contra o patrimônio. Para isso, é feita a seleção, mediante análise criminal, dos locais e faixas de horário mais estratégicos.
No decorrer da Operação, foram empregados 1.833 policiais militares, 443 viaturas e 37 agentes de outros órgãos de segurança pública. A ação dos policiais resultou no registro de 379, e total de 828 ocorrências.
Durante as ações, foram apreendidos 163,76 quilos de drogas, 34 armas brancas, 32 armas de fogo, 35 veículos e R$23.851,48 de dinheiro em espécie.
Além das apreensões também houve 806 prisões, e 912 envolvidos em ocorrências.