Brigada Militar apreende 10 mil metros de rede na Lagoa dos Patos
O Comando Ambiental da Brigada Militar realizou neste Sábado (31/01) e Domingo (1°/2) a Operação Viola, que tem como finalidade fiscalizar a grande incidência da pesca predatória neste período de piracema nas águas internas da Lagoa do Casamento, na Lagoa dos Patos localizada no Parque Estadual do Itapuã.
A PATRAM percorreu cerca de 25 Km da Lagoa do Casamento, com 10 embarcações e 45 policiais que apreenderam do ambiente aquático mais de 10 mil metros de redes de pesca.
A Lagoa do Casamento está situada a nordeste do extremo norte da Lagoa dos Patos, abrange quatro municípios ao seu entorno, dentre Palmares do Sul, Viamão, Capivari do Sul e Mostardas, tendo 620 km de extensão, como ponto mais largo de 100 km. É um destino pouco explorado pela navegação de recreio gaúcha, tendo uma fauna e flora ciliar abundante. A água é limpa pela ausência de civilização às margens, e possui uma distância de 100 km de Porto Alegre.
O período da piracema, época em que os peixes estão se reproduzindo, motivo pelo qual há proteção das espécies, sendo proibida a pesca com petrechos do tipo rede, espinhéis, tarrafas, covos e outros, pois permitem a captura em massa. Iniciou-se dia 1º de novembro e encerra dia 31 de janeiro.
“Pela quantidade de “apetrechos” de pesca que foram apreendidos da Lagoa do Casamento, percebe-se a grandiosidade do impacto que estava sendo gerado neste local, pois diversas espécies foram retiradas das redes, e isto impedia a reprodução das mesmas” – afirma o Coronel Ângelo Silva – Comandante do Comando Ambiental da Brigada Militar que Comandou a Operação, que
A Brigada Militar solicita que sejam denunciados os casos de pesca ilegal, assim como quaisquer outros crimes ambientais que afetem o meio ambiente. O contato para denúncia pode ser feito através do telefone 190 em qualquer município do Estado.