Diário da Manhã

quarta, 08 de maio de 2024

Notícias

Brigada Militar forma 89 novos instrutores Proerd

01 setembro
09:31 2014

Com o objetivo de aumentar a rede de prevenção e proteção ao uso de drogas por crianças e adolescentes das escolas públicas e particulares do Rio Grande do Sul, a Brigada Militar formou na sexta-feira 89 novos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

Os militares integram a 4º, 5ª e 6ª edições do Curso Nacional de Formação de Instrutores Proerd, realizadas na Escola de Formação e Especialização de Soldados, em Montenegro; na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS), em Santa Maria e na Escola de Formação e Especialização de Soldados, em Osório, respectivamente.

Entre os dias 18 e 29 deste mês, os militares receberam uma capacitação para atuar diretamente nas escolas com os pais e alunos da Educação Infantil, dos anos iniciais, do 5º e do 7º ano do Ensino Fundamental.

Das 36 vagas disponíveis em cada edição, três são destinadas para policiais militares de outros estados. Os cursos contam também com o apoio de docentes de outros estados. Os servidores seguem uma jornada diária de doze horas, das 7h às 19h, mediante quadro de trabalho semanal, com dedicação exclusiva dos docentes e discentes. Ao final, somados aos instrutores da 1ª, 2ª e 3ª edições, a Brigada Militar formará 216 novos instrutores Proerd.

PROGRAMA – Em dezesseis anos de existência no Estado, o Proerd, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e pela Brigada Militar, já capacitou mais de um milhão de crianças, adolescentes e pais em praticamente todos os municípios.

O projeto conta com uma equipe qualificada de policiais militares voluntários comprometidos com a filosofia de polícia comunitária e de atuação em prevenção primária.

Ao longo da história, mais de mil profissionais receberam a formação necessária e se dedicaram à causa em prol de uma sociedade com menos violência e uso de drogas.

Atualmente, aproximadamente quinhentos instrutores desenvolvem atividades do Proerd, sendo que, somente no ano passado, instrumentalizaram cerca de 92 mil pessoas com informações adequadas para lidar com os temas alvo.

Comentários ()

Seções