Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

BRIGADA MILITAR : Pelotas é palco de formatura de novos policiais

BRIGADA MILITAR : Pelotas é palco de formatura de novos policiais
05 agosto
08:36 2019

Cento e quinze novos policiais militares somaram-se, a partir da manhã deste sábado (3), ao efetivo de policiamento ostensivo para segurança do patrimônio e da vida. Vinte e três mulheres e 92 homens que concluíram curso de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar, iniciado em novembro, participaram da formatura, com solenidade realizada no Centro de Eventos Fenadoce, com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, do vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, do comandante geral da Brigada Militar, coronel Mário Yukio Ikeda, e do prefeito em exercício Idemar Barz.

novos policiais militares 03O governador, recebido com honras militares, lançou, para reflexão, a pergunta “O que é o Estado?”. E respondeu: “É um pedaço de chão, um território, onde habitam milhares de pessoas”. Desta forma, Leite chamou a atenção para as regras estabelecidas para uma convivência em harmonia e lembrou que, para garantir a ordem, há o uso da força legítima do Estado.

Leite mencionou passagens do Hino Nacional, referindo-se aos 115 novos soldados como profissionais que se entregam à missão de proteger a sociedade e “não fogem à luta”. O governador, em nome dos 12 milhões de gaúchos, agradeceu aos formandos, pela escolha de cumprir o papel do Estado na garantia da ordem e da vida, e estendeu seus agradecimentos aos familiares pelo apoio e conforto.

O governador também se referiu ao Hino do Rio Grande do Sul, citando o valor e a constância dos policiais militares no combate ao crime diariamente. Para Leite, as façanhas do policiamento, que servem de modelo a toda a terra, não são só as relacionadas a fatos históricos, mas as do presente, do dia a dia.

‘PELOTAS AGRADECE’

Para o prefeito em exercício Idemar Barz, o Governo do Estado tem sido positivo para Pelotas e região no que se refere à segurança. “Pelotas agradece! O Governo gaúcho valoriza o empenho e a dedicação do Município na formação de uma nova cultura, a cultura da Paz”, comentou.

“A Brigada Militar, que hoje forma mais de uma centena de novos soldados, é uma das importantes instituições que fazem parte do Pacto Pelotas Pela Paz, atuando no eixo do Policiamento e Justiça. Graças a suas ações, com participação integrada, os resultados satisfatórios ganham volume”, lembrou Barz.

Governador Eduardo Leite esteve presente

Governador Eduardo Leite esteve presente

O QUE DIZ A NOVA SOLDADO

Entre os 115 formandos, Andréia Jocksch Renarb é uma nova soldado, apta ao policiamento ostensivo. Com 27 anos, moradora em Camaquã, considera a formatura como uma grande conquista. “Lutei muito para chegar até aqui e sinto muito orgulho de ingressar na profissão de policial militar”, comentou emocionada.

O soldado Jonathas, orador da turma, falou em realização de um sonho, as disputas, as provas e o caminho que percorreram até completar a formação. “O policial não tem uma vida fácil. Desde que o mundo é mundo, o homem tem a obrigação de cuidar dos seus. Nesta profissão, deixamos os nossos para cuidar de todos”, registrou.

O comandante geral da Brigada Militar, Mário Ikeda, agradeceu o apoio das autoridades e da sociedade para formação de 1.965 novos policiais militares no Estado. Entre considerações a respeito da BM, responsável pelo policiamento ostensivo e manutenção da ordem pública, Ikeda classificou a instituição como essencial à sociedade. “A família brigadiana tem mais de 181 anos de história, atua em todos os municípios, 24 horas por dia, todos os dias do ano.” Para os formandos, disse: “Vão e vençam. Honrem seus nomes, nossa farda e sejam felizes.”

Novos policiais militares tiveram solenidade de formatura no Centro de Eventos

Novos policiais militares tiveram solenidade de formatura no Centro de Eventos

O vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, informou que o Estado somará quase dois mil novos soldados ao policiamento até a metade deste mês. “A atividade de um policial militar é totalmente diferente de qualquer outra. É vocação, é comprometimento”, salientou, lembrando que os formandos juraram a prestação do serviço com a própria vida. Desejou êxito, sucesso e retorno aos lares a cada turno de trabalho.

A solenidade foi acompanhada pela Banda de Música do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM). Entre as autoridades, o comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Ernesto Lima Gil; o comandante do CRPO-Sul, tenente-coronel Roberto Ortiz Pereira; o comandante do 4º BPM, coronel Peracchi; o secretário de Estado chefe de Gabinete do governador, Paulo Morales; os deputados federais Daniel Trzeciak (PSDB) e Liziane Bayer (PSB); o deputado estadual Luiz Henrique Viana(PSDB); o ex-comandante do 4º BPM, coronel de Reserva Alberto Rosa Rodrigues; o presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul e prefeito do Capão do Leão, Mauro Nolasco; o representante da Polícia Civil Regional, delegado Félix Fernando Rafain; os secretários municipais Aldo Bruno Ferreira (Segurança Pública), Flávio Al-Alam (Transporte e Trânsito) e Abel Dourado (Governo), entre outros.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções