Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

BRUSQUE x BRASIL : Após laboratório na Série B, é tudo ou nada na Copa do Brasil

27 agosto
08:31 2020

Xavante precisa vencer por dois de diferença em Santa Catarina para alcançar a inédita 4ª fase

Por: Henrique König

A campanha do Grêmio Esportivo Brasil nesta Copa do Brasil é inédita. Jamais havia superado a 2ª fase da competição e agora quer passar da 3ª. Após eliminar Gama e Manaus, o degrau é superar o Brusque em Santa Catarina, pelo jogo de volta, que ocorre nesta quinta-feira (27), às 19h. Na ida, a derrota foi por 1×0 no Bento Freitas, lá em março. O Xavante precisa vencer por dois gols de diferença para avançar direto. Caso vença por um, decisão nos pênaltis. Não há critério por gol qualificado (fora de casa) na Copa do Brasil 2020.

Jogadores atentos às orientações táticas para alcançar o céu da próxima fase Foto: Divulgação / GE Brasil

Jogadores atentos às orientações táticas para alcançar o céu da próxima fase
Foto: Divulgação / GE Brasil

O catarinense Hemerson Maria já venceu a Série B, pontos corridos pelo Joinville. Pelo mesmo clube do norte de SC, foi duas vezes vice do estadual. Em Santa Catarina, seu título foi na temporada como debutante entre os comandantes dos profissionais, pelo Avaí em 2012. E vencendo o rival Figueirense, clube que também conhece muito bem. Foi no centro de treinamentos do Figueira que o professor Hemerson fez os últimos ajustes para o Xavante encarar o Brusque, querendo mais copa nos currículos.

O Brasil é uma incógnita. Pode manter o esquema com três zagueiros ou utilizar apenas dois. Lázaro está suspenso e o substituto imediato pode ser Luis Felipe, que vem treinando há mais tempo e deixou boa impressão com o gol marcado no Bra-Pel com os reservas xavantes. O jovem Nuno, recém-chegado, 22 anos, está com o elenco em solo catarinense, mas com dificuldade de regularização no BID. Além do mais, se optar por só dois zagueiros, o suplente de Lázaro pode ser mais um volante ou meia.

Nas laterais, Rodrigo Ferreira e Bruno Santos despontam como titulares. O carioca do lado esquerdo se recuperou de um problema muscular e retoma sua posição. Entre os meias, a dúvida se Hemerson vai avançar mais o time, sacando algum volante para Gegê ter companhia na armação, com chances de Rafael Vinicius começar entre os 11. No ataque, Gabriel Poveda, Dellatorre, Luiz Henrique e Danilo Gomes, podendo estrear, são os candidatos para duas vagas.

O jogo ganha grande importância em relação ao valor monetário. R$ 2 milhões se ajuntam aos cofres do clube que passar de fase, além do amplo prestígio por chegar nos afunilamentos da competição nacional.

O Brusque, que está na Série C, perdeu a invencibilidade nela em derrota para o São José de Porto Alegre, no Passo d’Areia. Em março, o time fazia um ótimo estadual, lutando ponto a ponto pela liderança. Confirmou a classificação com sobras para o mata-mata e está na final para enfrentar a Chapecoense, em setembro, nos programados dias 10 e 13.

O Brusque teve os dois artilheiros do Catarinense: o maior goleador Edu (8) e Thiago Alagoano (6). O poder ofensivo pode ser o caminho para selar a classificação no confronto, o que exige que o Xavante não se atire para o ataque. Descuidos na defesa podem ser fatais.

FICHA TÉCNICA: BRUSQUE x BRASIL

BRUSQUE: Ruan (Dida); Edilson (João Carlos), Ianson, Everton Alemão e Airton; Zé Mateus, Rodolfo e Thiago Alagoano; Marco Antônio, Alex Sandro e Geovane Itinga (Johnny). Técnico: Jerson Testoni.

BRASIL: Rafael Martins; Rodrigo Ferreira, Luis Felipe, Leandro Camilo, Héverton e Bruno Santos; Bruninho, Sousa (Rafael Vinicius) e Gegê; Gabriel Poveda e Dellatorre. Técnico: Hemerson Maria.

  • ÁRBITRO: Wagner Reway (PB), com Oberto Santos (PB) e Kildenn Lucena (PB).
  • HORÁRIO e LOCAL: 19h00, no estádio Augusto Bauer, em Brusque (SC).
  • Partida de volta da 3ª fase da Copa do Brasil. Jogo de ida: Brasil 0x1 Brusque.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções