CAIU PARA TERCEIRO : Zimmermann valoriza campanha
Há três rodadas, o Brasil era líder isolado do grupo e invicto no Campeonato Brasileiro da Série C. Com apenas um ponto nos últimos três jogos, o time rubro-negro caiu para a terceira posição. A derrota de 2 a 1 para o Londrina, neste domingo, no Estádio do Café, não abala o técnico Rogério Zimmermann, que valoriza a campanha nas 14 partidas da competição.
Os resultados nas três últimas rodadas não foram bons para o Brasil. Houve derrotas diante de Guaratinguetá e Londrina – ambas fora de casa – e empate no Bento Freitas com o Caxias. De líder isolado, o Xavante caiu para o terceiro lugar, com 24 pontos – três atrás de Tupi e Londrina. A diferença para o quarto colocado, que chegou a ser de oito pontos está agora em três. Para Zimmermann, o que é importa é manter-se na zona de classificação do grupo (os quatro mais bem pontuados passam de fase).
“O campeonato não são os últimos dois, três, quatro, cincos jogos. São os últimos 14 e, dentro dos últimos 14, a gente está dentro da zona de classificação desde a primeira rodada. Evidentemente quando você deixa de vencer os três jogos, como nós fizemos, você coloca responsabilidade para os jogos que faltam”, comentou o treinador. O Brasil terá quatro compromissos pela frente nesta primeira fase: Tombense, no Beira-Rio, domingo, às 11h; Madureira, no Rio de Janeiro; Guarani, no Bento Freitas; e Tupi, em Juiz de Fora.
JUSTO – Rogério Zimmermann considerou justo o resultado diante do Londrina, lembrando que foi uma partida de poucas situações de gol. Ele reconheceu que sua equipe criou pouco no setor ofensivo. “Nós criamos pouco. Não teve assim um grande lance, uma bola no poste, uma grande defesa do goleiro… Mas é isso. O Londrina fez um gol de bola parada e eu não vou diminuir o gol do Londrina por ele ter feito o gol de bola parada. Às vezes tentam desvalorizar os nossos resultados, quando fizemos gol de bola parada… Na hora que se ganha e na hora que se perde a gente conhece a conduta de cada time”, completou.
Sem puder jogar no Bento Freitas por causa da punição da perda de um mando de campo, o Brasil espera ter o apoio da torcida contra o Tombense, no Beira-Rio, domingo.
MUDANÇA – Luiz Müller foi o goleiro do Brasil na partida diante do Londrina, neste domingo, no Estádio do Café, em Londrina. Esse foi o primeiro jogo do goleiro na volta ao clube. Entrou no lugar de Eduardo Martini, que ficou fora da equipe por causa de uma perda familiar neste fim de semana.
Luiz Müller não jogava com a camisa do Rubro-Negro desde o dia 26 de março do ano passado, quando o Brasil foi eliminado pelo Grêmio nas semifinais do segundo turno do Gauchão. Depois disso, ele jogou no Sampaio Correa e no Lajeadense, antes de voltar à Baixada.
Xavante perde na bola aérea
O Brasil é respeitado pelos adversários pela eficiência da bola parada ofensiva. Mas neste domingo, no Estádio do Café, em Londrina, o time rubro-negro experimentou o “próprio veneno”. Os paranaenses usaram a bola alta para ganhar a partida por 2 a 1. O resultado deixou o LEC na segunda posição do Grupo B, com 27 pontos – ao lado do Tupi, que tem vantagem no saldo de gols. O Xavante caiu para o terceiro lugar, com 24.
O Brasil estava controlando bem o jogo – até o momento em que o Londrina conseguiu levou vantagem na bola alta. Numa cobrança de escanteio, Bruno Batata desviou de cabeça e, antes que a bola ultrapasse a linha do gol, Edmar completou. Até então, a equipe paranaense só havia assustado numa cobrança de falta feita por Paulinho.
O segundo gol surgiu também numa cobrança de escanteio, com vantagem do Londrina no alto. Germano deu passe de cabeça para Bruno Batata complementar o lance. Na base da abafa, com Leandrão e Gustavo Papa na área adversária, o Brasil descontou com Fernando Cardozo.
LONDRINA (2)
Vitor; Rhuan, Sílvio, Matheus e Paulinho; Diogo Roque, Germano, Zé Rafael (Júlio Pacato) e Rafael Gava; Edmar (Quirino) e Bruno Batata (Patrick). Técnico: Cláudio Tencati.
BRASIL (1)
Luiz Müller; Wender, Leandro Camilo, Fernando Cardozo e Brock; Leandro Leite (Nena), Washington, Cleiton e Diogo Oliveira (Felipe Garcia); Leandrão e Márcio Jonatan (Gustavo Papa). Técnico: Rogério Zimmermann.
Local: Estádio do Café, em Londrina/PR. Árbitro: Lúcio José Silva Araújo (BA); assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira (BA) e Vitor Hugo dos Santos (PR). Cartão amarelo: Diogo Roque (L). Gols: Edmar (26min do primeiro tempo); Bruno Batata (16min) e Fernando Cardozo (41min do segundo tempo).
Classificação
SÉRIE C
Resultados da 14ª rodada
Sábado, 29/8
Juventude 5×0 Madureira
Fortaleza 4×2 Salgueiro
Tupi 1×0 Portuguesa
Domingo, 30/8
Londrina 2×1 Brasil
Confiança 4×0 Icasa
Caxias 2×3 Guaratinguetá
Cuiabá 3×1 ASA
América/RN 2×1 Vila Nova
Segunda-feira, 31/8
Guarani x Tombense
SÉRIE C
Próximos jogos
Sábado, 5/9
Madureira x Guarani
Guaratinguetá x Londrina
América/RN x Fortaleza
Domingo, 6/9
Brasil x Tombense
Salgueiro x Cuiabá
Tupi x Caxias
ASA x Águia de Marabá
Icasa x Botafogo/PB
Segunda-feira, 7/9
Portuguesa x Juventude