Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

CAIU: Xavante perde para o Vitória e não se salva em Salvador

CAIU: Xavante perde para o Vitória e não se salva em Salvador
15 agosto
08:49 2022

Por: Henrique König

Uma derrota para o EC Vitória. E a capital Salvador não foi de salvação para o Rubro-Negro gaúcho. O Grêmio Esportivo Brasil está rebaixado para Série D do Campeonato Brasileiro. No sábado (13) foi decretada a queda do Xavante ao perder por 3×1 para o adversário baiano. Nem adiantaria vencer o jogo, pois o Floresta-CE derrotou o Paysandu em Belém e se salvou do rebaixamento, resultado que, de qualquer forma, fecharia o caixão do Brasil.

No estádio Barradão, enorme público para receber o Vitória tentando (e conseguindo) a classificação para a fase decisiva da Série C. O Rubro-Negro baiano precisava ganhar o jogo e torcer por resultados paralelos para ficar entre os oito melhores, o que ocorreu. O Brasil precisava ganhar e torcer por derrota do Floresta para o Paysandu, o que logo complicou, pois os cearenses abriram o placar em Belém, na Curuzu.

Mas no próprio jogo o Brasil de Thiago Gomes voltou a se complicar. Era uma atuação competitiva, criando chances e nivelando o futebol com o adversário da casa cheia. Mas em cobrança de falta aos 33 minutos do primeiro tempo, Marco Antônio subiu esperto para cabecear a bola de forma precisa, no canto, sem chances a Otávio: 1×0 para o Vitória.

Foi um balde de água fria na boa atuação do Xavante, minuto a minuto mais perto de ser rebaixado. Aos 8’ do segundo tempo, Rafael fez jogada individual, trouxe da ponta esquerda para o meio e finalizou precisamente no canto para ampliar para 2×0. O Brasil não se deu por vencido e conseguiu descontar em cruzamento fechado que Jucimar, jogador apelidado de Alemão, desviou contra: 2×1 no placar.

Mas minutos depois, quando Gabriel Peres cedeu um escanteio, a cobrança foi fatal. Novamente o levantamento na área do Brasil, ninguém subiu e Marco Antônio, o homem das cabeçadas na noite de sábado, definiu o placar em 3×1 para os baianos, em tremenda festa na capital Salvador.

O Vitória, jogando recém sua segunda Série C na história, segue vivo na luta por voltar para Série B. O Xavante, após o rebaixamento da B para C em 2021, não alugou vaga na terceira divisão. Com muitos problemas administrativos, atrasos salariais e saídas no elenco, o resultado é a queda para Série D, o que complica orçamento, planejamento e manutenção do clube para os próximos ciclos. Uma árdua missão para tentar se reerguer. A vaga na Série D só é garantida para 2023. Caso não suba, é preciso renovar a vaga nacional através do Estadual. Agora é o Brasil focar nas competições locais, na preparação para o Gauchão 2023.

Comentários ()

Seções