Calendário homenageia mulheres que lutam contra o câncer de mama
A noite da última segunda-feira, foi especial para 12 mulheres, que têm – ou tiveram – câncer de mama, e que foram homenageadas com uma exposição de suas fotografias – especialmente produzidas – no Shopping Pelotas. A vice-prefeita Paula Mascarenhas participou da abertura do evento, que também lançou o calendário Mulheres Guerreiras 2017, do Instituto de Promoção à Saúde da Mulher Buquê do Amor, que traz em cada mês do ano, a imagem de uma dessas mulheres.
A coordenadora do Instituto, Janice Santos, abriu a exposição que deverá permanecer no shopping até o dia 30 de outubro, e lembrou da importância dos parceiros no projeto e da venda dos calendários, que tem o custo unitário de R$ 20, e que terá a verba destinada a terapias e ao funcionamento do Mamamóvel, uma unidade móvel que irá disponibilizar atendimentos e exames, em parceria com o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), às mulheres pelotenses. Até o fim do mês de outubro, o Mamamóvel estará estacionado na rua professor Araújo, em frente ao hospital.
Participou também da abertura da exposição, que está inserida na programação do Outubro Rosa em Pelotas, a diretora do Hospital Escola UFPel, Julieta Fripp.
OUTUBRO ROSA
É uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.
O Paço Municipal está iluminado de rosa, em alusão ao evento, desde o dia 1º do mês. A programação do Outubro Rosa começou nesta terça-feira, com ações de educação no Núcleo Materno Infantil e Saúde do Adolescente na Colônia Maciel. A Secretaria de Saúde (SMS) programou uma série de ações com o intuito de prevenir ao câncer de mama e outras doenças da mulher.