Câmara autoriza prefeitura a pegar empréstimo de R$ 40 milhões
Dinheiro deve ser usado para obras de infraestrutura em várias áreas da cidade
A Câmara de Vereadores de Pelotas aprovou em votação final nesta quarta-feira (26) os projetos da prefeitura que pediam autorização para contratar R$ 40 milhões em empréstimos na Caixa Econômica Federal (CEF) e no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O dinheiro deve ser usado em obras de qualificação e recuperação da infraestrutura urbana em várias áreas da cidade.
A partir de uma divergência sobre a redação técnica e as informações constantes nos dois textos, os projetos não foram aprovados por unanimidade. Os dois pedidos tiveram 12 votos favoráveis e dois votos contrários dos vereadores do PSOL, Jurandir Silva e Fernanda Miranda. Outros seis vereadores não votaram, por abstenção e ausência.
“O tema dos empréstimos precisa ser melhor discutido. Queremos que os empréstimos sejam aplicados no que é mais necessário”, afirma a vereadora Miriam Marroni (PT), que se absteve de votar por querer uma discussão mais ampla do uso dos recursos.
Apesar do voto coeso da base governista a favor da realização das operações de crédito, alguns vereadores como Michel Promove (PP) deixaram claro sua preocupação com os locais que serão beneficiados com as obras previstas pela prefeitura. “Aqui nesse plenário está registrado que apoiamos o governo, votamos a favor do empréstimo, mas queremos rediscutir onde os recursos serão aplicados. Não é possível colocar asfalto sobre asfalto”, declara.
Para o líder do governo na Câmara, vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB) a aprovação atende ao anseio da população pois a previsão é de que várias localidades sejam beneficiadas com pavimentação, iluminação pública, saneamento e investimentos em regularização fundiária e saneamento. “Pelotas é uma cidade muito grande e é preciso investir constantemente em infraestrutura, estes financiamentos possibilitarão que a prefeitura resolva problemas alguns problemas históricos”.